22.5 C
Brasília
16 jan 2026 00:27

Decreto presidencial regulamenta restrição de uso de celular por estudantes nas escolas

Medida tem como objetivo preservar a saúde mental, física e psíquica das crianças e dos adolescentes

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 19 de fevereiro, o Decreto nº 12.385/2025, que regulamenta a Lei nº 15.100/2025 e trata da restrição do uso, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante a aula, o recreio ou o intervalo entre as aulas, para todas as etapas da educação básica. O objetivo é preservar a saúde mental, física e psíquica das crianças e dos adolescentes. A medida leva a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania) e do ministro Camilo Santana (Educação).

Com o decreto, fica estabelecido aos sistemas de ensino e aos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica implementar as disposições da Lei nº 15.100 e as normas complementares estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação sobre o tema, com a garantia da adequação ao contexto local e da participação da comunidade escolar, observado o princípio da gestão democrática do ensino público.

Há, ainda, a previsão de que os estabelecimentos de ensino, em seus regimentos internos e propostas pedagógicas, indiquem estratégias de orientação aos estudantes e às famílias e de formação às professoras e aos professores, além de critérios para orientar o uso pedagógico dos aparelhos eletrônicos portáteis pessoais, consideradas as características de cada etapa e de cada modalidade de ensino atendida.

Também fica prevista a forma de guarda dos aparelhos eletrônicos portáteis pessoais, para evitar que os estudantes os utilizem durante a aula, o recreio ou os intervalos entre as aulas, estabelecendo consequências do descumprimento do disposto na legislação.

Ainda, os estabelecimentos de ensino deverão promover ações de conscientização sobre os riscos de uso excessivo de celulares e outros eletrônicos portáteis pessoais, oferecer formação para os profissionais da educação, e proporcionar espaços de escuta e acolhimento.

Permissão

Será permitido o uso de aparelhos eletrônicos pessoais por estudantes com deficiência, mediante atestado, laudo ou outro documento assinado por profissional de saúde com a indicação do uso desses dispositivos como instrumento de tecnologia assistiva no processo de ensino e aprendizagem, de socialização ou de comunicação.

 

Depositphotos Parceiro Política Distrital

Saúde e MPDFT alinham protocolo técnico para enfrentamento da dengue

Por Kleber Karpov Representantes da Secretaria de Saúde (SES-DF) e...

PF deflagra 2ª fase da Operação Compliance Zero contra Banco Master e Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã...

Riacho Fundo II ganha primeiro papa-entulho com investimento de R$ 465 mil

Por Kleber Karpov A governadora em exercício do DF, Celina...

Alunos da rede pública do DF desenvolvem satélite lançado à órbita

Por Kleber Karpov Cerca de 30 estudantes da rede pública...

EUA suspendem vistos de imigrantes do Brasil e de outros 74 países

Por Kleber Karpov O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta...

Butantan inicia recrutamento de idosos para testes da vacina contra dengue

Por Kleber Karpov O Instituto Butantan iniciou, nesta terça-feira (13/Jan),...

Destaques

Saúde e MPDFT alinham protocolo técnico para enfrentamento da dengue

Por Kleber Karpov Representantes da Secretaria de Saúde (SES-DF) e...

Caderneta da Pessoa Idosa ganha nova edição com foco em saúde mental e acessibilidade

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde (MS) lançou a...

BRB comenta Operação Compliance Zero e anuncia tratativa junto ao Banco Master para reaver recursos

Por Kleber Karpov O Banco de Brasília (BRB) intensificou as...

PF deflagra 2ª fase da Operação Compliance Zero contra Banco Master e Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã...

Riacho Fundo II ganha primeiro papa-entulho com investimento de R$ 465 mil

Por Kleber Karpov A governadora em exercício do DF, Celina...