18.1 C
Brasília
16 maio 2025 10:47


Cursos técnicos de Saúde da ESPDF abrem segundo semestre com aula inaugural

Calendário acadêmico da ESP foi aberto oficialmente nesta terça, no auditório do Hemocentro

O calendário acadêmico do segundo semestre da Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP) começou, nesta terça (30), com uma aula inaugural dos cursos de técnico em análises clínicas (TAC) e técnico em saúde bucal (TSB), no auditório da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). As aulas práticas começam nos próximos dias.

Equipes se reuniram para a abertura oficial de mais um período letivo | Foto: Divulgação/Fepecs

Durante a solenidade, a coordenadora de ensino técnico da ESP, Josimeire Batista, deu as boas-vindas aos alunos e falou sobre as recentes mudanças na estrutura da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), que agora é mantenedora da ESP. “Nós tivemos alterações consideráveis aqui, a fim de aprimorar a qualidade do ensino para vocês”, declarou.

Em 26 de junho, a ESP incorporou a Escola de Aperfeiçoamento do SUS (Eapsus) e a Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb). Dessa forma, prosseguem as capacitações e os cursos técnicos, fortalecendo o cenário da educação em saúde no DF. Outro ponto que ganha fortalecimento é a interação entre as instituições de ensino, serviços de saúde e comunidade.

Ao finalizar a aula inaugural, a diretora da ESP, Fernanda Monteiro, falou sobre a formação de novos profissionais de saúde e pediu aos alunos que, uma vez concluído o curso, se engajem na missão: “Prestem concurso para compor o quadro de pessoal da Secretaria de Saúde, de forma a auxiliar ainda mais a população do DF”.

Cursos

Atualmente, a turma de TAC é composta por 18 alunos, que iniciaram o curso em fevereiro deste ano, com previsão de conclusão em abril de 2025. Totalizando uma carga horária de 1.400 horas, o curso oferece disciplinas práticas e teóricas, objetivando fornecer uma formação completa aos novos profissionais.

O profissional dessa área participa de ações relativas às análises desde a orientação prévia do cliente/paciente, coleta e processamento de amostras biológicas, até a execução de exames laboratoriais, por meio da operação de equipamentos da área.

Já o curso de TSB conta com 32 alunos que iniciaram as atividades em setembro do ano passado. A previsão de término é em maio de 2025, finalizando a carga horária de 1.600 horas. O técnico em saúde bucal é o profissional que atua em colaboração com o cirurgião-dentista, participando de ações de promoção, recuperação e manutenção da saúde bucal e trabalhando em equipes específicas e multiprofissionais, visando à melhoria da qualidade de vida da população.

Programação

No futuro, a ESP prevê a abertura de cursos técnicos no período noturno. O objetivo é contemplar o maior número de pessoas que trabalham durante o dia e que, assim, vão ter a oportunidade de qualificação profissional.

Existe, ainda, a previsão de realizar novos eventos envolvendo docentes e discentes, a exemplo do I Simpósio de Análises Clínicas, promovido em maio deste ano no auditório da Fepecs. O simpósio apresentou as possibilidades de trabalho que a formação proporciona, contando com palestras de especialistas na área, além de servidores da Secretaria de Saúde do DF (SES).

Gripe é a principal causa de mortes por SRAG em idosos, alerta Fiocruz

Por Douglas Corrêa O boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz...

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Por André Richter Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

GDF prevê orçamento de R$ 71,7 bilhões para 2026

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias do Distrito...

Educação: Celina Leão discute demandas e investimentos com diretores de escolas públicas

Por Thais Miranda A governadora em exercício Celina Leão se reuniu,...

Destaques

Gaeco cumpre 11 mandados de busca e apreensão em nova fase da Operação Krampus

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime...

Robô do TCDF analisa dados de decisões da Corte e revela pendências de gestores do DF

Um robô que lê, interpreta e entrega um raio-X...

Gripe é a principal causa de mortes por SRAG em idosos, alerta Fiocruz

Por Douglas Corrêa O boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz...

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Por André Richter Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...