Por Kleber Karpov
A Secretaria de Atendimento à Comunidade do Distrito Federal (Seac-DF) realizou a entrega de 110 certificados do módulo básico do curso de formação de lideranças comunitárias na noite de segunda-feira (15/Dez). A solenidade marcou a conclusão da primeira etapa da iniciativa desenvolvida em formato on-line para moradores de todas as regiões administrativas do DF. O curso, instituído pela Portaria nº 130/2025, deve fortalecer o protagonismo social ao capacitar cidadãos que já atuam ou desejam atuar em associações, coletivos e conselhos locais.
O módulo básico contou com carga horária de oito horas, distribuídas em aulas ao vivo. Os conteúdos abordaram organização comunitária, comunicação com o poder público, transparência e mobilização social. A formação também incluiu temas como sustentabilidade, segurança, parcerias locais e resolução de conflitos para preparar os líderes para desafios territoriais.
Ao todo, o GDF ofertou 1.050 vagas distribuídas entre as 35 regiões administrativas do Distrito Federal. A seleção reservou 10% das oportunidades para pessoas com deficiência (PcD).
O professor e idealizador do curso, Jeann Cunha, ressaltou que o fortalecimento de quem atua diretamente nas bases é essencial. Segundo o docente, a qualificação das lideranças deve promover mudanças reais e duradouras nas comunidades.
Compromisso com o legado social
A secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz, destacou a formação cidadã como ferramenta de transformação. Ela afirmou que investir nas lideranças é investir em comunidades mais organizadas e capazes de dialogar de forma técnica com o Estado.
Clara Roriz reforçou que a iniciativa valoriza o trabalho de quem atua na ponta cuidando das pessoas. A gestora classificou o curso como um reforço ao compromisso do governo em estruturar melhor as demandas que surgem nos territórios.
A vice-governadora Celina Leão participou da cerimônia e enfatizou a natureza do serviço comunitário. “Quando fazemos pela comunidade, a gente deixa legado de cuidado, de carinho e de servir”, disse a vice-governadora.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;








