Curso “Bombeiro Mirim” é investigado por suspeita de golpe contra o consumidor

O Procon – órgão da Secretaria de Justiça e Cidadania – fiscalizou a empresa responsável por oferecer o curso “Bombeiro Mirim” em Brazlândia, no Distrito Federal. A ação foi realizada no local do curso, na escola Água Viva, na manhã deste sábado (11), e contou com o apoio operacional das polícias Civil e Militar do DF.

Segundo as autoridades presentes, a oferta do curso, que é fornecido pela instituição Faculdade, Cursos e Supletivos (Factec), se trata de suposta infração ao Código de Defesa do Consumidor e também de possível crime contra as relações de consumo. O curso “Bombeiro Mirim” é voltado à formação de crianças e adolescentes.

“Identificamos várias falhas nos contratos que mães e pais assinaram com a empresa. É um contrato genérico, sem dados como endereço e razão social. Não há identificação de quem assina o contrato pela empresa; não indica o índice de reajuste após o vencimento de parcelas e não traz cláusula de rescisão por culpa da empresa. O contrato não é padronizado, existindo modelos distintos assinados pelos responsáveis. E pior: usam CNPJ de outra empresa, o que nos leva a investigar indícios de crime contra o consumidor”, explica o diretor-geral do Procon Marcelo Nascimento.

A investigação do Procon teve início após denúncias de mães e pais de Brazlândia a delegacias de polícia, com os registros de boletim de ocorrência, depois de dificuldades em cancelar os contratos por motivos de má prestação do serviço. De acordo com os áudios apresentados pelos responsáveis, a empresa afirma que, para cancelar os contratos, os consumidores deveriam viajar ao estado de São Paulo com a presença de advogado.

Na fiscalização in loco deste sábado, a empresa foi autuada por infração e deverá apresentar todas as explicações ao Procon. O órgão adverte os consumidores sobre os riscos de contratar o curso “Bombeiro mirim”, ministrado em Brazlândia, e orienta que aguardem o término da investigação.

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

Celina Leão reage a “diálogos de terceiros” com Daniel Vorcaro

A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas), utilizou a...

CriAtiva realiza no Guará, cursos gratuitos de comunicação, marketing e audiovisual

Por Kleber Karpov O projeto CriAtiva – Comunicação, Cultura e...

Destaques

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Mais de 31 mil lâmpadas são trocadas e ajudam famílias de baixa renda do DF a economizar energia

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília substituiu mais de 31...