16.5 C
Brasília
11 jul 2025 23:51

Créditos do Nota Legal podem ser indicados a partir desta quinta (4)

Descontos no IPTU ou no IPVA — opção mais comum dos contribuintes — devem ser solicitados até 31 de janeiro, pelo site do programa

Por Maryna Lacerda

Contribuintes que tiverem dúvidas sobre a utilização dos recursos poderão saná-las por meio do Manual do Consumidor, disponível na página do programa na internet. A Secretaria de Fazenda também conta com equipes para dar suporte e orientação virtual pelo Facebook.

Em 2017, o Nota Legal contou com o incremento de 107 mil contribuintes. No ano anterior, havia 1 milhão de participantes.

Esse aumento reforça a importância social da iniciativa, acredita o coordenador de Cadastro e Lançamentos Tributários, da Secretaria de Fazenda, Márcio Silva Gonçalves. “Pedir a nota no momento da compra, não importa o valor dela, é um ato de cidadania fiscal”, destaca.

Quem não tiver carro ou imóvel pode converter o benefício em dinheiro. O cronograma para informar conta bancária para depósito ainda será definido. Para isso, os interessados devem manter os dados atualizados no sistema do Nota Legal.

Boletos do IPVA enviados pelos Correios não têm o desconto do Nota Legal

Desde 2017, a Secretaria de Fazenda trabalha com a cobrança da 1ª parcela do IPVA em fevereiro. Com isso, os boletos chegam ao endereço dos contribuintes ainda em janeiro com o valor integral do tributo.

Caso haja interesse em aplicar as deduções do Nota Legal, deve-se desconsiderar o documento recebido pelos Correios e emitir a segunda via com os valores atualizados. Ela fica disponível no site do programa depois da indicação dos créditos.

Indicação de CPF permite participar de sorteios do Nota Legal

Para estabelecimentos que não participam do Nota Legal, como postos de combustíveis, a indicação do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) permite a participação nos sorteios do Nota Legal. O documento válido é a Nota Fiscal do Contribuinte Eletrônica (NFC-e).

A primeira edição ocorreu em 20 de novembro e distribuiu R$ 3 milhões em prêmios. Os contemplados têm até 19 de maio para indicar a conta bancária para depósito do valor em dinheiro.

Desde segunda-feira (1º), está em vigor uma nova modalidade: o Nota Saúde Legal. Por meio dele, consumidores brasilienses poderão resgatar créditos de compras de medicamentos.

Nesse caso, o limite de ressarcimento por consumidor será de 7,5% do valor. Além disso, o resgate terá cronograma diferente dos outros formatos do programa.

Os créditos de compras em geral, seja para abatimentos de impostos ou para depósito em dinheiro, podem ser resgatados apenas uma vez ao ano.

Já na aquisição de medicamentos, os valores estarão disponíveis em até 60 dias após o fim de cada quadrimestre do ano. Quem fizer uma compra de janeiro a abril, por exemplo, receberá os créditos em junho ou julho.

Estímulo ao consumidor e combate à sonegação

O Nota Legal foi criado em 2008 com o objetivo de estimular o consumidor a exigir o documento fiscal nas compras de mercadorias e serviços. A intenção, com isso, é contribuir para o combate à sonegação e munir o governo de informações essenciais à cobrança regular de impostos.

Indicação de créditos do Nota Legal para desconto no IPTU ou no IPVA

De 4 a 31 de janeiro

Pelo site do programa

Fonte: Agência Brasília

Operação apreende mais de 800 quilos de carne imprópria para consumo em estabelecimento irregular

Uma operação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento...

Gestantes recebem atenção especial em projeto de acolhimento no Hospital de Santa Maria

Nesta quinta-feira (10), o Hospital Regional de Santa Maria...

Educação do DF divulga resultado para cursos técnicos e de qualificação profissional

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) divulgou,...

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave estão em queda, diz Fiocruz

Por Douglas Corrêa O boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (10),...

Plantonista 11 Jul 2025: Taxação de Trump e bife de ouro, de quem é a culpa e quem paga a conta?

Contagem regressiva Após repercussão a ação do presidente dos Estados...

Até quando vamos aceitar a violência de quem deveria nos proteger?

Por Gustavo Frasão Imagine a cena: um homem está com...

Destaques

Operação apreende mais de 800 quilos de carne imprópria para consumo em estabelecimento irregular

Uma operação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento...

Gestantes recebem atenção especial em projeto de acolhimento no Hospital de Santa Maria

Nesta quinta-feira (10), o Hospital Regional de Santa Maria...

Comitiva internacional conhece trabalho do GDF na aplicação de medicamentos em bebês

Com o objetivo de fortalecer parcerias e apresentar o...

Educação do DF divulga resultado para cursos técnicos e de qualificação profissional

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) divulgou,...