19.5 C
Brasília
06 dez 2025 02:50

Covid: quatro estados têm registram aumento de casos

Em boletim do InfoGripe, Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas e Paraíba registram mais casos de síndrome respiratória, mas sem grande impacto em hospitalizações

Por Kleber Karpov

Um boletim do InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (28), aponta o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19 em quatro estados: Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas e Paraíba. A alta, no entanto, não causou grande impacto nas hospitalizações, e a Fiocruz avalia que os casos graves da doença continuam baixos em nível nacional.

No Amazonas, o crescimento dos casos se concentra nas crianças pequenas e é majoritariamente causado pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O estado é o único no país que ainda apresenta aumento de SRAG por VSR.

No Distrito Federal, Mato Grosso e Goiás há registro de aumento de SRAG, principalmente entre crianças e adolescentes de 2 a 14 anos, com dados laboratoriais apontando o rinovírus como o principal vetor. O crescimento também é acentuado em São Paulo e em alguns estados do Nordeste e no Amapá.

A pesquisadora Tatiana Portella, do InfoGripe, recomenda que crianças e adolescentes com sintomas de gripe ou resfriado devem ficar em casa para evitar a transmissão do vírus. Além de sugerir que idosos e imunocomprometidos tomem a vacina da covid-19 a cada seis meses, enquanto os demais grupos de risco, como pessoas com comorbidades, recebam doses de reforço anualmente.

“Por conta do aumento, caso crianças e adolescentes nessa faixa etária apresentem sintomas de gripe ou resfriado devem ficar em casa e evitar ir à escola a fim de evitar transmissão do vírus para outras crianças. Idosos e imunocomprometidos devem tomar a vacina contra a covid-19 a cada 6 meses. Os demais grupos de risco, como pessoas com comorbidade, precisam tomar doses de reforço uma vez ao ano”, recomenda Tatiana Portella.

Brasil

Nacionalmente, o cenário sugere uma queda na tendência de longo prazo nas últimas seis semanas, mas um aumento na tendência de curto prazo, nas últimas três semanas. No ano epidemiológico de 2025, foram notificados 163.956 casos de SRAG, dos quais 87.741 (53,5%) tiveram resultado positivo para algum vírus respiratório, 56.822 (34,7%) foram negativos e outros 8.757 (5,3%) a aguardar resultado laboratorial.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

 

 

 

 

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...