Covid-19: Quais os pontos de vacinação mais e menos procurados do DF?

Entre os locais queridinhos está a UBS 1 da Asa Sul, com mais de mil atendimentos diários. Confira também os endereços esquecidos

A Unidade Básica de Saúde 1 da Asa Sul (Quadra 612 Sul) é uma verdadeira referência na vacinação contra a covid-19. É um dos locais recordistas nos números de doses aplicadas, facilmente superando a marca de mil atendimentos diários, que acontecem das 8h às 17h para pedestres e das 18h às 22h no posto drive-thru. Mas quem estiver por aquela região tem mais opções. Por exemplo: em menos de 15 minutos de carro é possível estar na UBS 3 da Vila Planalto, unidade próxima à região central da cidade.

Apesar de também oferecer imunizantes AstraZeneca, CoronaVac, Janssen e Pfizer para primeira dose, segunda dose, dose de reforço e segunda dose de reforço, a unidade da Vila Planalto não chega a números semelhantes de atendimento. A enfermeira Evelyn Heinzen, gerente da Unidade Básica de Saúde, conta que a média diária fica em torno de 200 a 250 doses aplicadas, atingindo picos de 800 apenas quando há abertura de novas faixas etárias. Quem conhece, até prefere ir até o local. “É a unidade mais próxima da Esplanada dos Ministérios. Praticamente todos os servidores do Ministério da Saúde se vacinam aqui”, conta. A UBS 3 fica na Rua Piauí, no Acampamento Pacheco.

Confira a lista completa dos locais de vacinação no Distrito Federal, com o endereço de cada unidade

UBS 3 da Vila Planalto é a mais próxima da Eslanada dos Ministérios. Foto: Breno Esaki – Arquivo Agência Saúde DF

Situação semelhante é vista do outro lado do Distrito Federal. Enquanto a UBS 5 de Taguatinga (Av. Samdu, Setor D Sul, Área Especial 23) já soma mais de 150 mil doses aplicadas desde o início da campanha de imunização, a UBS 8 de Samambaia (QS 314 Conjunto 5) também conta com todas as vacinas para qualquer pessoa acima dos 12 anos, mas é uma das unidades menos procuradas da região. A distância entre as duas pode ser percorrida em menos de 10 minutos de carro. A diretora Regional de Atenção Primária à Saúde da área, Cleunici Godois, lembra que enquanto a UBS 5 de Taguatinga fica em uma via movimentada, a UBS 8 de Samambaia está a uma quadra da Avenida Sul de Samambaia. “Também há outra unidade próxima a UBS 8, e por isso muitas pessoas não a procuram “, avalia.

A questão do acesso também é ressaltada pela diretora Regional de Atenção Primária à Saúde da região Sul, Regiane Martins. Ela explica que as UBS 3, 5 e 6 do Gama, além das unidades 1 e 2 de Santa Maria são as mais procuradas da área por conta do fácil acesso ao transporte público, inclusive de moradores do entorno do Distrito Federal. “A gente orienta que a população procure as unidades de referência próximas às suas residências”, explica Regiane Martins.

Usuários aguardam vacinação na UBS 1 da Asa Sul. Foto: Sandro Araújo - Agência Saúde DF
Usuários aguardam vacinação na UBS 1 da Asa Sul. Foto: Sandro Araújo – Agência Saúde DF

Quem depende do transporte público para se vacinar contra a covid-19 conta com o posto instalado na Rodoviária do Plano Piloto, que de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, vacina adultos com primeira dose, segunda dose, dose de reforço e segunda dose de reforço. Outra opção é a UBS 2 de Ceilândia (QNN 15 Lote F), com vacinação para crianças e adultos. A unidade fica a poucos metros da estação de metrô “Ceilândia”.

A diretora Regional de Atenção Primária à Saúde da região central, Charmene Menezes, lembra também da importância de haver unidades de referência amplamente conhecidas pela população. “A UBS 1 da Asa Sul é referência há muito tempo. A gente mantém um local que a população se acostume”, conta. Localizada ao lado da avenida L2 Sul, a unidade é acessível por meio de linhas de ônibus que passam nas áreas. 

Vacinação no Drive Thru da 612 Sul. Foto Geovana Albuquerque – Agência Saúde DF

Nas regiões rurais do Distrito Federal, a estratégia é levar o atendimento em dias específicos da semana. Quem mora no Núcleo Rural Piripau II, em Planaltina, por exemplo, não precisa se deslocar para se proteger contra a covid. Todas as segundas-feiras, das 8h às 12h, a Unidade Básica de Saúde instalada ali faz a vacinação de adultos e de crianças. Outro exemplo é o atendimento, todas as terças e quintas, no Setor Habitacional Água Quente, já próximo a Santo Antônio do Descoberto (GO), no limite Oeste do Distrito Federal.

A Secretaria de Saúde também adota outras estratégias para ampliar a cobertura vacinal no DF, como ações de vacinação em escolas e o Carro da Vacina.

Unidades mais procuradas

UBS 1 Asa Sul
UBS 5 Taguatinga
UBS 1 Santa Maria
UBS 3 Gama

Unidades para fugir das filas

UBS 8 Samambaia
UBS 3 Vila Planalto
Ponto de vacinação na Rodoviária do Plano Piloto
Drive-Thru da 612 Sul

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

Por Kleber Karpov O cenário epidemiológico brasileiro aponta para um...

Mais de 600 mil pessoas devem visitar os cemitérios do DF no Dia de Finados

Por Kleber Karpov Aproximadamente 600 mil cidadãos devem comparecer aos...

Destaques

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

Por Kleber Karpov O cenário epidemiológico brasileiro aponta para um...