19.5 C
Brasília
05 dez 2025 08:25

Covid-19: força-tarefa debate dificuldades no atendimento médico

Grupo tem atuado para oferecer à sociedade melhores condições de tratamento para a doença

Uma das principais preocupações causadas pela disseminação do novo coronavírus é a ocupação de leitos de terapia intensiva. A necessidade de mais leitos de UTI sempre foi sentida no Distrito Federal, mesmo antes da pandemia. Durante a reunião da força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para enfrentamento da Covid-19, realizada nesta quinta-feira, 20 de agosto, foi apresentado o trabalho de fiscalização e interlocução com o governo para a disponibilização de mais insumos e profissionais, o que permitiria ampliar a capacidade de atendimento.

Os membros do Ministério Público destacam que, se o sistema de saúde fosse amplamente estruturado neste momento crítico, poderia permanecer após a pandemia e suprir a demanda regular por leitos de UTI. Em vistoria recente ao Hospital Regional de Samambaia, foi verificada a existência de sete novos leitos praticamente prontos para uso, aguardando apenas a disponibilização de 17 bombas de infusão, 14 suportes de soro e a contratação de equipe médica.

Durante a reunião, também foram relatadas as dificuldades para a realização de testes de detecção da Covid-19 por pessoas com sintomas que procuram as unidades básicas de saúde. A força-tarefa irá questionar a Secretaria de Saúde sobre os protocolos para a aplicação dos testes e o efetivo cumprimento do Plano de Contingência, que determina os procedimentos a serem adotados com os pacientes suspeitos para a doença.

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde, em 20 de agosto, o Distrito Federal havia superado os 143,7 mil casos de pessoas infectadas pelo coronavírus, das quais 86,9% estão recuperadas. Ceilândia segue como a cidade com o maior número de infectados, com 17.090 casos. Eram 2.200 mortes registradas até a data.

O coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça José Eduardo Sabo, destacou ainda a realização de reunião com a Secretaria dos Esportes. O MPDFT reforçou seu entendimento de que as atividades esportivas devem ser retomadas gradualmente, com o rigoroso cumprimento dos protocolos de prevenção e a aplicação de testes de detecção da Covid-19. O MPDFT também cobrou maior fiscalização da conduta dos frequentadores do Parque da Cidade para o uso das máscaras e o controle de aglomerações. O local é de responsabilidade da pasta.

As Promotorias de Justiça Regionais de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg) seguem  em atuação articulada com as administrações regionais, redes comunitárias e outras instituições para a realização de ações educativas e preventivas. “Precisamos de fiscalização e também de colaboração e corresponsabilização da sociedade.  O resultado dessa experiência dramática que estamos vivendo vai depender não só das ações do estado, que sabemos ser essenciais, mas também da postura e escolhas de cada pessoa”, defendeu a promotora de Justiça Hiza Carpina.

Nos últimos dias, a força-tarefa também requisitou informações ao Metrô e Secretaria de Mobilidade sobre o cumprimento da legislação que assegura gratuidade no transporte público para os profissionais de saúde na vigência do estado de calamidade. O Ministério Público tem atuado de forma rigorosa nas diversas frentes que envolvem o transporte coletivo e segue acompanhando dados sobre a lotação e a higienização dos veículos.

Clique aqui e saiba mais sobre a atuação da força-tarefa do MPDFT. Coordenada pelo procurador distrital dos Direitos do Cidadão, José Eduardo Sabo Paes, o grupo é integrado pelas promotorias de Justiça que atuam nas áreas de saúde, educação, patrimônio público, idoso, meio ambiente, infância e juventude, consumidor, direitos humanos e sistema prisional.

FonteMPDFT

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...