26.5 C
Brasília
19 mar 2026 19:19

Covid-19: desinformação só piora a pandemia

A falta de transparência da Secretaria de Saúde não muda os fatos.

Por Gutemberg Fialho

O cálculo mudou, mas a soma da quantidade de óbitos, de pessoas vítimas da Covid-19 no Distrito Federal, continua a mesma: são mais de 2,2 mil cidadãos mortos em decorrência da doença e, também, de uma gestão, no mínimo, confusa. E é um número assustador, que deve, sim, desassossegar, em especial, aqueles que nos governam.

Desde o início de pandemia no DF, uma série de medidas precipitadas foi tomada pela gestão local. Fecharam o comércio fora de hora, reabriram o comércio fora de hora, criaram, tardiamente, um hospital de campanha sob suspeita da Justiça e sem suporte de oxigênio para todos os leitos; insumo que é fundamental à assistência do paciente para tratar uma doença eminentemente respiratória.

No auge da pandemia, é importante lembrar também, até as crianças ficaram sob ameaça, com a perspectiva de retorno das aulas presenciais: na indecisão de fecha escola ou abre escola.  E não apenas elas: professores, pais, avós e outros familiares estão na mira da doença com a constatação científica de que crianças e jovens com Covid-19 têm carga viral superior a de adultos hospitalizados.

O erro não está na forma de divulgação do número de mortes. O erro está nas escolhas de um desgoverno que não sabe assumir a responsabilidade pelos seus atos. Que quer negar à população do DF a veracidade dos fatos: não é o momento de relaxar.  Não é a hora de ficarmos tranqüilos e relaxarmos as medidas de proteção. Com esse comportamento, o governo, no mínimo induz os cidadãos ao erro de acreditar que está tudo bem. Não está.
O acesso à informação, de forma transparente, é uma garantia constitucional, sancionada em 2011, que consolida, também, a democracia brasileira. Não podemos nos esquecer disso.

Sem um processo transparente na divulgação de dados, a saúde da população e até os profissionais de Saúde ficam à revelia dos desmandos da gestão. Um desgoverno que, com essa atitude, nega até à ciência o direito de pesquisar e propor soluções para um problema que existe sim e é muito grave.

Não se enganem. O momento é de cuidado redobrado. Agora é a hora de fortalecer as ações de combate à doença. Não há motivo para sossegar ou ficarmos tranquilos. Protejam-se e protejam quem está por perto. O uso de máscara e o distanciamento continuam sendo armas importantes contra a Covid-19. O novo coronavírus é uma ameaça real. Assim como a lamentável e preocupante falta de transparência do Governo do Distrito Federal.

Destaques

Ibaneis Rocha autoriza início de nova fase das obras no Teatro Nacional, com reforma da Sala Villa-Lobos

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Brasília receberá fórum nacional que debate o papel dos fundos públicos no Brasil

Por Kleber Karpov Brasília deve sediar, entre os dias 1º...

CCJ aprova relatoria de Marangoni que torna imediata prisão de agressores que descumprem medida protetiva

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça e...

Justiça libera uso de imóveis públicos para garantir empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov O desembargador Roberval Belinati, do Tribunal de...

Mobilização da Enfermagem surte efeito esperado e PEC 19 avança no Senado, afirma Jorge Vianna

Por Kleber Karpov A negociação para a votação da Proposta...