19.5 C
Brasília
05 dez 2025 07:54

Contratação de enfermeiros cresceu 44% em cinco anos no Brasil

Vínculos de trabalho na enfermagem saltou de 1 milhão para 1,5 milhão no período de 2017 a 2022

Por Kleber Karpov

O setor de enfermagem no Brasil registrou um aumento de quase 44% no número de postos de trabalho entre os anos de 2017 e 2022. A quantidade de vínculos saltou de cerca de 1 milhão para 1,5 milhão, de acordo com os dados da Demografia e Mercado de Trabalho em Enfermagem no Brasil, divulgados em Brasília, nesta terça-feira (11/nov), pelo Ministério da Saúde (MS). O crescimento decorreu do aumento da demanda por serviços de saúde, especialmente durante a pandemia de covid-19.

A Demografia e Mercado de Trabalho em Enfermagem no Brasil traça uma radiografia do setor. A enfermagem concentra o maior número de postos de trabalho da saúde no país, considerando enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. O total de postos de trabalho na área cresceu em todos os níveis de atenção à saúde.

Crescimento em diferentes complexidades

O levantamento, indicou crescimento na atenção primária, na média complexidade e ainda, com crescimento mais expressivo, na alta complexidade. A quantidade passou de 635 mil postos de trabalho em 2017 para quase 900 mil em 2022, um aumento de 41% no período.

As atenções primária e secundária, no mesmo intervalo, saltaram de 204 mil para 285 mil postos (39,2%) e de 171 mil para 238 mil (39%), respectivamente. O crescimento do setor de enfermagem se refletiu em todas as regiões do país. O Nordeste registrou aumento de 46,3%, e o Norte, de 43,8%.

Impacto da covid-19 nas contratações

O período de 2020 a 2022, que marcou o auge da pandemia, registrou aumentos significativos na contratação de enfermeiros e técnicos de enfermagem, sobretudo no setor público.

A pasta avaliou que “esse movimento é compatível com a necessidade de ampliação da resposta à pandemia, que exigiu investimentos em equipes para atender à alta demanda por serviços hospitalares, unidades de terapia intensiva e vacinação em massa”.

Na atenção primária, o número de enfermeiros aumentou 42%, enquanto o de técnicos de enfermagem cresceu 77% no setor público.

Perfil da força de trabalho

A região Centro-Oeste se destacou com o maior crescimento no período, de 57,3%. O Sudeste teve o menor índice, de 34,9%, mas permanece como a região com a maior concentração de postos de trabalho.

A maior parte dos profissionais possui jornadas de 31 a 40 horas semanais. A média salarial varia entre dois e três salários mínimos — o equivalente a R$ 3.036 e R$ 4.554. Cerca de 67% dos vínculos trabalhistas estão sob regime celetista (CLT).

As mulheres representam cerca de 85% da força de trabalho da enfermagem no país. O setor público concentra 61,9% dos vínculos profissionais. Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem constituem a maior parcela dos profissionais que atuam no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O ministério destacou:

“Esses profissionais atuam diretamente no cuidado aos pacientes, sendo essenciais para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. A presença desses trabalhadores é indispensável em todos os níveis de atenção, desde a atenção básica até os serviços de alta complexidade”, afirmou a pasta.

O estudo também revelou o crescimento expressivo do setor privado no ensino de graduação e técnico de enfermagem. A modalidade de ensino a distância (EaD) respondeu por 50,3% das vagas ofertadas em 2022. Esse cenário serviu de alerta para o governo federal e as entidades de saúde, apesar de o aumento de estudantes no ensino superior ser uma necessidade para ampliar o quantitativo de profissionais.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...