Construção de reservatórios: GDF investe R$ 19,3 milhões na segurança hídrica de Sobradinho

Novos reservatórios da Caesb com capacidade de 16 mil m³ reforçam abastecimento de um milhão de pessoas na Região dos Lagos

Por Kleber Karpov

O Governo do Distrito Federal (GDF) está a investir R$ 19,3 milhões na construção de novos reservatórios em Sobradinho. A obra da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) garante segurança hídrica a cerca de um milhão de pessoas. A população de Sobradinho, Sobradinho II, Itapoã, Paranoá e condomínios nessas áreas recebe o benefício. A construção começou em julho, a previsão de operação em meados de 2026. A obra complementa o Sistema Paranoá Norte. O sistema contempla tratamento e distribuição de água captada no Lago Paranoá.

Fim das interrupções

A empresária Nice Cristina Belo, com um salão de beleza no condomínio RK, já sabe da construção dos novos reservatórios para sanar eventuais interrupções no fornecimento. “A questão da água aqui é séria. Já teve dias de a gente cancelar clientes, porque não tem como trabalhar no salão sem água”, conta. “É um problema sério que vai ser resolvido. Acho que vai trazer uma tranquilidade para o pessoal até vir trabalhar sabendo que pode contar com água, que não vai faltar mais.”

Estrutura da obra

Os dois reservatórios possuem capacidade volumétrica de 8 mil m³ cada, com um total de 16 mil m³. A distribuição da água atenderá Condomínio RK, Sobradinho I e II, Boa Vista, Grande Colorado, Itapoã e Paranoá. A água passará pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Lago Norte, bombeada para os novos reservatórios.

Antes de prosseguir com a versão final, gostaria de saber se há alguma consideração ou informação adicional.

Brasiliense Thiago Ávila é mantido preso para interrogatório em Israel

Por Kleber Karpov O ativista brasileiro Thiago Ávila, detido em...

Liberdade de Imprensa sob pressão global

Por Edgar Lisboa, Repórter Brasília A fotografia mais recente da...

Tecnologia: Máscara criada com apoio da FAPDF inativa vírus respiratórios

Por Kleber Karpov No contexto atual, em que doenças respiratórias...

Cofen e Sindate-DF repudiam caso de agressão de Magno Malta a técnica em Enfermagem

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Destaques

Brasiliense Thiago Ávila é mantido preso para interrogatório em Israel

Por Kleber Karpov O ativista brasileiro Thiago Ávila, detido em...

Ministério da Saúde inicia entrega de 3,3 mil veículos para transporte de pacientes do SUS em todo o país

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou a entrega...

Liberdade de Imprensa sob pressão global

Por Edgar Lisboa, Repórter Brasília A fotografia mais recente da...

Tecnologia: Máscara criada com apoio da FAPDF inativa vírus respiratórios

Por Kleber Karpov No contexto atual, em que doenças respiratórias...

Projeto com opoio da FAPDF utiliza dados e inteligência artificial para otimizar gestão hospitalar no DF

Por Kleber Karpov A saúde pública no Distrito Federal está...