20.5 C
Brasília
19 jun 2025 13:47

Conselhos denunciam falta de fiscalização do EaD na Saúde

Audiência na Câmara dos Deputados reuniu conselhos profissionais, instituições de ensino e MEC

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou nesta tarde (5/6) de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre Ensino a Distância (EaD) na Saúde. A precariedade dos cursos e a falta de fiscalização dos pólos de apoio presencial escandalizou o deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), anfitrião do debate na Comissão de Educação.

“Vou protocolar Projeto de Lei obrigando do MEC a realizar avaliação dos cursos, inclusive nos pólos”, prometeu o deputado. “Estou assustado com a situação, e esse meu susto é do Brasil inteiro”, afirmou Idilvan Alencar, destacando o grande interesse da sociedade na audiência, que se desdobrou em três mesas.

Pioneiro na defesa do ensino presencial, o Cofen está nesta luta desde 2008 e compartilhou experiências na audiência. “O Brasil está apostando em um ensino superior a distância de baixa qualidade, com baixo preço. Nossa crítica é a cursos pensados como forma de gerar lucro mais fácil e rápido por empresas que precisam gerar dividendos a seus acionistas”, afirmou a representante do Cofen, Dorisdaia Humerez.

“A quem interessa essa formação precarizada?”, questionou a representante do Fórum dos Conselhos de Fiscalização do Exercício Profissional da Área da Saúde – Foto: Cofen

Com a inclusão da Enfermagem no decreto 9235/2017, houve uma redução dos credenciamentos, pois as universidades perderam a autonomia de registro, mas a situação ainda preocupa. “A Enfermagem é um curso de natureza altamente relacional e que tem como principal ferramenta de trabalho o cuidado na 24h”, afirmou Dorisdaia, destacando que falhas no cuidado resultantes da falta de prática podem causar, inclusive, óbitos.

Representando o Fórum dos Conselhos Profissionais de Área da Saúde e o Conselho Federal de Farmácia (CFF), a professora Zilamar Costa destacou a necessidade de políticas de formação efetivas, que atendam as necessidades do SUS. Entre 2017 e 2022, a oferta de cursos EaD em Saúde aumentou 602%, sem a devida fiscalização, à revelia do Conselho Nacional de Saúde e dos conselhos profissionais. “Com metade das vagas permanecem ociosas, a quem interessa essa formação precarizada?”, questionou.

Entidades da Psicologia reafirmaram defesa da presencialidade na graduação – Foto: Cofen

O Tribunal de Contas da União concluiu, no Acordão 658, que não há Política Nacional de Ensino Superior Lógica e Estruturada, que o processo regulatório de baixa eficácia, a avaliação in loco para modalidade EaD é insuficiente e não reflete a qualidade dos cursos. O processo de supervisão tem baixo grau de transparência, na avaliação do TCU.

A presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), Elizabeth Guedes, reconheceu que a situação é crítica. Para Guedes, a falta de fiscalização e de punição estimula a oferta de cursos ruins e desmoraliza os bons. “O problema é que não avaliamos [os cursos] e não fechamos [cursos ruins]”, resumiu.

Na modalidade EaD, a fiscalização é ainda mais falha. “Quer sequestrar alguém para ele nunca mais ser encontrado? Leve num pólo [de ensino a distância]. Não tem ninguém. Não tem bibliotecário, não tem professor, nem a polícia vai aparecer”, criticou Elizabeth.

Alunos pedem socorro

Atraídos por baixas mensalidades, os alunos dos cursos EaD – anunciados como “flexíveis” ou “semipresenciais” – frequentemente se decepcionam com a formação recebida. O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-3), Rafael Ferris, leu depoimentos de estudantes, que relatavam pouco ou nenhum contato com atividades práticas e pediam auxilio ao conselho.

MEC ignora conselhos profissionais

Há pouco, porém, que os conselhos possam fazer. O presidente do CFMV, Fernando Almeida, criticou o desprezo do Ministério da Educação (MEC) pelos pareceres consultivos emitidos pelos conselhos profissionais. “A gente examina os cursos, se posiciona. A nossa comissão [de Educação] tem até ex-reitora. O MEC ignora o parecer e autoriza os cursos em seguida”, afirmou Fernando.

“Qualquer curso de medicina veterinária tem que ter dois hospitais obrigatórios – hospital de animais de pequeno porte e de grande porte. Isso é o básico, como é que o profissional vai aprender a manusear o animal a distância?”, questionou Fernando, lembrando com a medicina veterinária repercute, também, na Saúde humana, sujeita a zoonoses.

Contraponto e diálogo

Deputada enfermeira Ana Paula (PDT-CE) destacou a importância da democratização do ensino e da regulamentação que garanta a qualidade da oferta. – Foto: Cofen

Representando o Ministério da Educação, o diretor Paulo Meyer (DPR /SERES /MEC) afirmou que a pasta está aberta à escuta da sociedade civil. Para Meyer, a EaD é necessária para permitir o acesso de segmentos da população ao ensino superior, mas é preciso aperfeiçoar a fiscalização.

Na plateia, a deputada enfermeira Ana Paula (PDT-CE) destacou a importância da democratização do ensino e da regulamentação que garanta a qualidade da oferta. “As entidades estão trabalhando em torno de um interesse comum, que é o sonho do aluno, o acesso à educação. Os conselhos profissionais não podem ser meros chanceladores de carteiras profissionais. Precisamos ser parte desse processo”, afirmou. “A inovação é nossa aliada no processo de ensino-aprendizagem, mas deve estar a serviço da assistência, do cuidado livre de imperícia, imprudência e negligência”.

“Ampliar vagas de baixa qualidade não democratiza o acesso à educação, aprofunda desigualdades”, afirmou a representante da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), Ângela Soligo. “Saúde e educação não são mercadoria, são direitos humanos”.

Confira nota publicada hoje pelos Conselhos das Profissões Regulamentadas

 

 

FonteCOFEN

Reinaldo Azevedo revela viagem ‘não divulgada’ de Nikolas Ferreira ao Japão

Por Kleber Karpov O jornalista e analista político, Reinaldo Azevedo...

Pneumologista revela mitos sobre a asma

Respirar é um movimento tão natural que a maioria...

GDF abre concurso para escolher projeto do futuro Museu da Democracia

A Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Distrito...

Vacinação melhora, mas ainda enfrenta desafios no Brasil

Por Tâmara Freire  Apesar das coberturas vacinais no Brasil estarem...

Doadoras de leite materno poderão ter isenção na inscrição de concursos públicos do GDF

Por Kleber Karpov com informações de Agência Brasília O governador...

Polícia Federal diz que Bolsonaro e Carlos integravam organização criminosa na Abin

Por André Richter A Polícia Federal (PF) concluiu que o...

Destaques

Reinaldo Azevedo revela viagem ‘não divulgada’ de Nikolas Ferreira ao Japão

Por Kleber Karpov O jornalista e analista político, Reinaldo Azevedo...

Pneumologista revela mitos sobre a asma

Respirar é um movimento tão natural que a maioria...

GDF abre concurso para escolher projeto do futuro Museu da Democracia

A Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Distrito...

Vacinação melhora, mas ainda enfrenta desafios no Brasil

Por Tâmara Freire  Apesar das coberturas vacinais no Brasil estarem...

Doadoras de leite materno poderão ter isenção na inscrição de concursos públicos do GDF

Por Kleber Karpov com informações de Agência Brasília O governador...