Por Kleber Karpov
A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional deve analisar na próxima terça-feira (02/Set) um Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 12/2025 que pode autorizar a contratação de 2.073 novos policiais e bombeiros para o Distrito Federal. A proposta, de autoria do deputado federal Vicentinho Júnior (PP-TO), visa acatar uma emenda do deputado Rafael Prudente (MDB-DF) para a nomeação de 1.284 policiais militares, 700 policiais civis e 89 bombeiros no DF.
Segundo Rafael Prudente, o PLN 12/2025 trata da abertura de crédito suplementar para ministérios, como o Ministério da Justiça e Segurança Pública, e permite o remanejamento de recursos da Lei Orçamentária para viabilizar as contratações.
“Precisamos de mais policiais nas ruas e de melhorias na segurança. Temos recursos do Fundo Constitucional para a nomeação dos novos policiais, então vamos aguardar a decisão final da Comissão Mista de Orçamento para confirmar essa ótima notícia para o DF.”, afirmou Rafael Prudente.
O Governo do Distrito Federal pretende nomear os profissionais imediatamente após a aprovação. O PLN 12/2025 está na pauta da próxima terça-feira, e o deputado Rafael Prudente se diz confiante na aprovação.
O caso foi adiantado por PDNews, na terça-feira (26/Ago), ocasião em que a vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressista), iniciou articulação no Congresso Nacional, para garantir a previsão orçamentária na Lei Orçamentária da União, dotado ao custeio do efetivo adicional, a ser nomeado, nas forças de segurança do DF. Aposta do GDF para solucionar um déficit crônico nas forças de segurança local.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










