Por Kleber Karpov
A alimentação tem papel fundamental no processo de recuperação de qualquer pessoa que precisa de cuidados. Neste domingo, 31 de outubro, Dia do Nutricionista, a data marca o reconhecimento àqueles que, com dedicação, garantem tanto o cuidado assistencial quanto a produção alimentar de quem depende desse suporte.

Nutrição como parte do tratamento
No Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), a atuação dos nutricionistas vai muito além de elaborar cardápios. O objetivo é que cada dieta seja parte do tratamento, ajudando a reduzir complicações, acelerar a recuperação e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. “Uma pessoa bem-nutrida responde melhor às terapias”, explica Hiane Cunha, chefe substituta do Núcleo de Nutrição Clínica do HBDF, gerido pelo Instituto de Gestão Estratégica e Saúde do DF (IgesDF). Ela destaca que a nutrição é “uma ferramenta clínica tão importante quanto qualquer outro recurso utilizado no hospital” e que o trabalho é realizado em equipe, com a colaboração de médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas.
O impacto do olhar humano

A Yeferson Manuel, paciente internado há três meses após um acidente, a atenção da equipe faz a diferença. “Todos os dias, uma nutricionista passa para me ver, ajustar minha dieta e conversar comigo. Esse cuidado diário dá mais confiança e esperança”, relata. Para Yeferson, a atenção da equipe é fundamental para a recuperação. Segundo Niedja Bartira, gerente multiprofissional do HBDF, os nutricionistas têm um papel central. “Eles cuidam não só dos pacientes, mas também da saúde dos colaboradores, impactando de forma direta a rotina de todos”, afirma. Fernanda Hak, gerente-geral de assistência, complementa que a dedicação é um “trabalho silencioso, mas vital”.
Dedicação que faz a diferença
De janeiro a julho deste ano, a equipe de nutrição clínica do HBDF realizou 112.091 atendimentos assistenciais. Além disso, a equipe de administração e gestão de alimentação ofereceu mais de 648 mil refeições para pacientes, 254 mil para acompanhantes e 170 mil para colaboradores. Hiane Cunha explica que o trabalho “não é só calcular proteínas e calorias”. O olhar humano é essencial para “entender as limitações, gostos e até mesmo a forma como o paciente se sente diante da comida”. O olhar humanizado é ressaltado por Ana Cecília Nunes, chefe da Nutrição de Produção do HBDF, que pontua que “a comida pode trazer conforto e memórias afetivas, mesmo dentro de um hospital”.
De acordo com a equipe, uma dieta adequada reduz infecções hospitalares, melhora a resposta imunológica e encurta o tempo de internação. Hiane complementa que há casos em que o paciente chega em estado de desnutrição e a equipe consegue reverter o quadro.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;












