25.5 C
Brasília
05 dez 2025 18:10

Comissão inicia transição pós-reeleição de Ibaneis. Para quê?

Comissão de Transição foi instituída em 1º de novembro para trabalhar ações de governo para segundo mandato, de 2023-2026, de Ibaneis Rocha

Por Kleber Karpov

Nesta segunda-feira (7/Nov), a Comissão de Transição do Governo do Distrito Federal (GDF), deu início aos trabalhos. O grupo deve atuar por longo dos próximos 30 dias, concentrada em seis salas do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), sem custos ao GDF, despertou questionamentos. Se o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), foi reeleito, para quê transição de um governo?

Porém, o próprio Ibaneis, começa a esclarecer a importância de haver uma transição de governo. O governador lembra que durante a disputa eleitoral, foram apresentadas propostas à sociedade. E daí, a importância de as validar, perante os diversos personagens a serem afetados por tais proposições.

“Nós formulamos as nossas propostas, o nosso plano de governo, e agora vamos validá-las com o setor produtivo e com os setores da sociedade civil organizada para que possamos traçar o que são realmente as prioridades, ouvindo os setores da economia, saúde, educação, assistência social e outros para que possamos trabalhar cada vez melhor pelas nossas cidades”, explicou Ibaneis.

Mesmo governo, novos personagens

Ibaneis durante discurso do lançamento de sua candidatura à reeleição (Foto: Divulgação/Secom)

Outro fator interessante a se atentar é que o governo é uma gestão coletiva e, os atores que assumem o poder, capitaneados por Ibaneis, mudaram. A composição política que deve gerir o DF até 2026, segue com mudanças, a exemplo da saída do atual vice-governador do DF, Paco Britto (Avante), cadeira a ser assumida pela deputada federal, Celia Leão (Progressistas), eleita na chapa de Ibaneis.

As próprias composições partidárias para a disputa da reeleição de Ibaneis, com a vitória confirmada, sugerem mudanças de nomes na gestão política e administrativa de primeiro e segundo escalão de diversos órgãos do governo.

E para isso, uma vez sugeridos, aceitos e nomeados pelo governador, os novos gestores e colaboradores precisam se inteirar de como se encontram os processos de gestão de modo que possam planejar a implementação de novas metas, variáveis objetivos e mudanças.

Como deve funcionar?

Para uma melhor organização, a comissão foi dividida em grupos temáticos que atendem às mais variadas áreas. O Grupo I, por exemplo, cuidará do Planejamento, Orçamento e Gestão; Regiões Administrativas e Tecnologia; Trabalho e Renda e Desenvolvimento Econômico. O Grupo II ficará com Esporte e Lazer e Turismo.

Já o Grupo III cuidará da Segurança, Justiça e Cidadania, Educação e Saúde. No Grupo IV estão alocados Desenvolvimento Social, Pessoas com Deficiência, Mulher e Juventude. O Grupo V terá as áreas de Mobilidade Urbana, Infraestrutura e Urbanização e Habitação. Por fim, o Grupo VI reúne Agricultura, Meio Ambiente, Saneamento Básico e Desenvolvimento Urbano. Confira o vídeo:

Os grupos I e II serão chefiados pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Ney Ferraz Júnior. O III e o IV pelo secretário da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha, e o V e VI pelo secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo.

O secretário de Comunicação, Weligton Luiz Moraes, e o consultor jurídico, Rodrigo Frantz Becker, manterão representantes nas reuniões dos grupos temáticos.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...