18.5 C
Brasília
04 fev 2026 03:11

Com desafios na gestão dos 33 mil servidores na integração do Forponto com outros sistemas Saúde anuncia adesão a sistema integrado da UFRN

Parceria visa integrar sistemas de recursos humanos, substituir sistemas obsoletos e otimizar gestão dos 33 mil servidores e demais profissionais recursos humanos da Saúde do DF

Por Kleber karpov

A secretária de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Lucilene Florêncio, na condição de presidente do Colegiado de Gestão da Pasta, publicou em Edição-Extra do Diário Oficial do DF (DODF), de sexta-feira (07/Fev), a adesão a convênio entre a SES-DF com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A parceria visa integração de sistemas de recursos humanos, como forma de suplantar o desafio da gestão dos 33 mil servidores, e outros profissionais, como residentes e estagiários, em relação a gestão de recursos humanos.

A SES-DF aponta ter participado de demonstração do SIG-UFRN, em dezembro de 2024, de demonstrou a eficiência dos sistemas da Universidade no processo de gestão de recursos humanos.

A expectativa é a adoção do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-UFRN),  como alternativa ao Forponto, que torna caótica a gestão de RH da Secretaria em decorrência de incompatibilidades com o “TrakCare” e o “SISREF SES/DF”. Dessa forma a Pasta deve aumentar, com eficiência e integrar áreas da Saúde do DF, de modo a eliminar o uso de sistemas auxiliares e unificar as operações.

Recursos

De acordo com o Deliberação publicada por Lucilene Florêncio, o SIG-UFRN se destaca por utilizar tecnologias modernas, a exemplo de geolocalização e dispositivos móveis para controle de frequência dos profissionais de Saúde. Além de automatizar processos essenciais, como avaliação funcional e concessão de benefícios.

Entre os benefícios esperados, estão a redução de atividades manuais e repetitivas, de modo a permitir aos servidores se concentrarem em funções estratégicas, além de promover uma redução significativa no uso de documentos físicos.

Economia e transparência

Ainda de acordo com a publicação, tal implementação visa reduzir custos, aumentar a transparência e promover maior segurança na gestão de dados dos servidores da SES/DF. A manifestação favorável da área de Tecnologia da Informação da SES/DF destacou a compatibilidade do SIG-UFRN com a infraestrutura existente na Secretaria.

LGPD

Outro fator apontado na Deliberação, em relação a integração ao SIG=UFRN, está relacionado ao cumprimento da legislação brasileira ao permitir que a SES-DF possa se adequar, no que tange aos sistemas, às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

GDF abre prazo para renegociação de débitos referentes a TFE e TEO

Por Kleber Karpov Mais de 160 mil empresários e executores de...

Prazo para negociar dívidas de ICMS com até 70% de desconto em multas e juros termina na terça (10)

Por Kleber Karpov O prazo para pessoas físicas e jurídicas...

Vagas para mecânico de veículos oferecem maiores salários desta quarta-feira (4)

Distrito Federal tem 528 oportunidades de emprego disponíveis com...

Ibaneis Rocha autoriza novo concurso público com 1.197 vagas para carreira de Desenvolvimento e Assistência Social

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Ibaneis assina ordem de serviço e destrava obra histórica da nova sede do TRF1

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...