Entidades sindicais se mobilizam para garantir manutenção da Gratificação de Titulação

Com receio de perderem benefício, entidades se unem para buscar esclarecimentos e construir projeto de lei para criar nova norma e garantir manutenção da GTIT

Por Kleber Karpov

Representantes de entidades sindicais ligadas à Saúde do DF, com a participação do deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), egresso da Enfermagem do DF, se reuniram na quinta-feira (6/Fev),  para tratar da Gratificação de Titulação (GTIT) dos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). A mobilização se deu em virtude da insegurança dos servidores em relação a manutenção da GTIT por parte da SES-DF.

GTIT em risco

A preocupação se dá em decorrência de decisão do Tribunal de Contas do DF (TCDF), de fevereiro de 2018, em ação dos sindicatos dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), dos Odontologistas do DF (SODF), e dos Estabelecimentos de Saúde de Brasília (Sindsaúde-DF), sobre irregularidades na Portaria no 141/2017.

Na ocasião, o TCDF garantiu a manutenção da GTIT aos profissionais de saúde do DF, porém, posteriormente, se tornou sem efeito em decorrência de decisão da Justiça, transitado em julgado. Com o recente pedido de recadastramento da gratificação por parte da SES-DF, inseguros, os representantes dos sindicatos ‘ligaram o sinal de alerta’ com receio de perderem o benefício. 

Para tentar se precaver, os representantes dos sindicatos acordaram de que devem enviar um documento conjunto, assinado por todos em que solicitam a suspensão do recadastramento da GTIT. Além de solicitarem uma reunião emergencial com a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio “para discutir a situação e buscar uma solução imediata”.

Projeto de lei

As entidades deliberaram ainda para compor uma proposta de uma minuta de projeto de lei, em articulação com a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP), a ser apresentado posteriormente na Câmara Legislativa do DF (CLDF), de modo a buscar a regularização da GTIT e assegurar a manutenção do benefício aos servidores, além de  mudanças nos critérios da GTIT que possam prejudicar os percentuais estabelecidos.

 

Alexandre de Moraes valida acordo que suspende ação contra deputado réu por 8/1

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Materiais reaproveitados viram espaços de bem-estar nas UPAs do IgesDF

Por Kleber Karpov Estruturas removidas durante obras no Hospital de...

Enem: prazo de inscrição é prorrogado até dia 12 de junho

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação (MEC) e o...

Robinho: defesa pede ao STF retirada da hediondez do crime de estupro

Por Kleber Karpov A defesa do ex-jogador de futebol Robinho...

Fachin nega suspeição de Kassio para decidir sobre CPI do Master

Por Kleber Karpov O ministro Edson Fachin, presidente do Supremo...

Novo tomógrafo vai reforçar atendimento no Hospital de Ceilândia

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Alfaletrando amplia alfabetização e supera metas previstas para 2025 no DF

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou um avanço significativo...

Destaques

Alexandre de Moraes valida acordo que suspende ação contra deputado réu por 8/1

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Materiais reaproveitados viram espaços de bem-estar nas UPAs do IgesDF

Por Kleber Karpov Estruturas removidas durante obras no Hospital de...

Enem: prazo de inscrição é prorrogado até dia 12 de junho

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação (MEC) e o...

Diagnóstico precoce pelo Teste do Pezinho transforma a vida de crianças com doenças raras

Por Kleber Karpov Aos seis anos, Ravi Sousa frequenta a...

Robinho: defesa pede ao STF retirada da hediondez do crime de estupro

Por Kleber Karpov A defesa do ex-jogador de futebol Robinho...