22.5 C
Brasília
05 dez 2025 11:51

Com delegados eleitos e propostas de políticas urbanas aprovadas, termina 6ª Conferência Distrital

Após três dias de evento no Museu Nacional da República; próxima etapa, em âmbito nacional, deve ocorrer em outubro

Por Kleber Karpov

A 6ª Conferência Distrital das Cidades (CDC) terminou neste domingo (31), elegendo 41 delegados e aprovando 19 propostas de políticas urbanas que seguirão para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, em outubro. Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF), a conferência foi transmitida ao vivo no canal do YouTube “Conexão Seduh” e buscou a participação democrática da população para fortalecer a política urbana no Distrito Federal e no país.

População representada

Durante os três dias de conferência no Museu Nacional da República, o evento reuniu representantes da sociedade civil, incluindo movimentos populares, trabalhadores, empresários e acadêmicos, além de administradores regionais do poder público. A finalidade foi construir propostas que fortalecessem a política urbana, abordando desde temas como habitação até meio ambiente.

Tereza Lodder, coordenadora-executiva da comissão organizadora da 6ª CDC, destacou a importância da iniciativa. “Esse foi um momento muito importante, porque foram eleitos nossos representantes na Conferência Nacional; além de representarem suas entidades, também vão representar o Distrito Federal e, com isso, a todos nós”, pontuou a secretária adjunta de Desenvolvimento Urbano e Habitação, que foi homenageada por representantes de movimentos populares.

Eleição de delegados

O último dia do evento foi dedicado à eleição dos delegados para diferentes conselhos. Foram escolhidos representantes de movimentos populares de habitação para o Conselho de Desenvolvimento Habitacional do DF (Condhab), o Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento Habitacional/Codhab-DF e o Conselho Gestor do Fundo Distrital de Habitação de Interesse Social (Fundhis). Adicionalmente, quatro representantes da sociedade civil foram eleitos para a comissão preparatória do Conselho Distrital das Cidades (ConCidades DF).

Para aprimorar o processo eleitoral e garantir transparência, a equipe de tecnologia da Seduh-DF desenvolveu um sistema de votação para chapas e para a eleição individual por segmento. Essa inovação técnica permitiu uma definição mais ágil dos delegados que seguirão para a etapa nacional da conferência e comporão os conselhos.

Propostas aprovadas

O segundo dia da 6ª CDC foi reservado para a seleção das propostas. Os participantes, divididos em grupos temáticos, debateram e ajustaram as deliberações da etapa preparatória. Os textos foram alinhados com as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

Entre as propostas que seguirão para a Conferência Nacional, estão a ampliação do acesso à água e ao saneamento básico como direito fundamental, a criação de núcleos permanentes de habitação popular, a promoção da mobilidade ativa e acessível e o fortalecimento da gestão democrática e participativa. Temas como a integração federativa e o combate às desigualdades urbanas também foram enfatizados.

As propostas que não foram selecionadas para a etapa nacional serão registradas no relatório final da 6ª CDC, que será enviado aos órgãos competentes. O documento estará disponível em breve no site oficial da conferência, permitindo que a população acompanhe em detalhes cada uma das propostas apresentadas.

Tema e lema

O tema desta edição da conferência foi “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”, com o objetivo de discutir formas de reduzir as desigualdades socioespaciais. O lema, por sua vez, foi “Caminhos para Cidades Inclusivas Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”, enfatizando a importância da participação democrática para o cumprimento dos objetivos.

Apoiados no tema e no lema, os debates da 6ª CDC se concentraram em três eixos: Articulação entre os principais setores urbanos e políticas públicas; Gestão estratégica e financiamento; e Grandes temas transversais.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...