Com apoio do GDF, brasiliense Caio Bonfim é medalha de prata no atletismo em Paris

Atleta de Sobradinho conta com a Bolsa Atleta, participa do programa Compete Brasília e se tornou um dos principais nomes do esporte mundial

Por Ana Paula Siqueira

O atleta brasiliense Caio Bonfim conquistou a inédita medalha de prata na marcha atlética nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024, de Paris, nesta quinta-feira (1º). Ele é apoiado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) desde o início da carreira, quando começou a treinar em Sobradinho, em 2007. De lá para cá, ele se tornou um dos principais nomes da modalidade do país.

Caio está na quarta olimpíada e entrou para a história ao concluir o percurso em 1h19min09. Antes de Paris, o atleta já tinha no currículo quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos e duas em Mundiais.

O governador Ibaneis Rocha destaca o apoio do GDF ao atleta e diz que a medalha é motivo de alegria. “Um atleta que recebe uma ajuda muito importante do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Esporte, conquistou essa medalha merecida em Paris e deixa a gente muito feliz. Certamente, é motivo de grande alegria para todo o Distrito Federal, que está competindo e ganhando medalhas na Olimpíada”, afirma.

Desde que começou a se dedicar ao esporte, o atleta recebe incentivos do GDF. Ele recebe o Bolsa Atleta, que patrocina os atletas individualmente, e a chegada a Paris foi possibilitada pelo Compete Brasília, que fornece passagens terrestres e aéreas para competições nacionais e internacionais e que, só no ano passado, atendeu 4.937 atletas, com investimento de R$ 8,5 milhões.

“O incentivo do Bolsa Atleta e do Compete Brasília fazem a diferença ao permitir foco total nos treinos e competições. Mais que trazer medalhas, transforma vidas”

Celina Leão
vice-governadora

A vice-governadora Celina Leão celebra o momento histórico e observa a importância do esporte na vida das pessoas: “A medalha conquistada por Caio Bonfim marca um momento histórico para a marcha atlética brasileira. É um grande orgulho para o Distrito Federal e para todo o Brasil e mostra a importância de investirmos no esporte. O incentivo do Bolsa Atleta e do Compete Brasília fazem a diferença ao permitir foco total nos treinos e competições. Mais que trazer medalhas, transforma vidas”.

O secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, destaca que “o desempenho de Caio Bonfim é uma conquista histórica para o Brasil e uma prova do impacto positivo dos programas Compete Brasília e Bolsa Atleta da Secretaria de Esporte e Lazer do DF”.

“A primeira medalha olímpica na marcha atlética é um marco que reforça nosso compromisso em apoiar e desenvolver talentos esportivos no Distrito Federal. Parabéns, Caio, por essa vitória extraordinária!”, afirma Junqueira.

Outro brasiliense, Max Batista, ficou em 26º lugar na marcha atlética. São sete atletas olímpicos e nove paralímpicos do DF em Paris. Parte deles conta com apoio dos programas do GDF nas competições.

Testes clínicos da polilaminina começam em 24 de setembro com cinco voluntários

Por Kleber Karpov O laboratório farmacêutico Cristália, em parceria com...

Saúde do DF conta com exame para auxilio de diagnóstico de meningite bacteriana

Por Kleber Karpov Pacientes internados com suspeita de meningite bacteriana...

Fundação Pró-Sangue alerta para estoques críticos e apelo à doação antes da vacinação contra sarampo

Por Kleber Karpov O hemocentro público paulista Fundação Pró-Sangue emitiu...

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Destaques

Testes clínicos da polilaminina começam em 24 de setembro com cinco voluntários

Por Kleber Karpov O laboratório farmacêutico Cristália, em parceria com...

Saúde do DF conta com exame para auxilio de diagnóstico de meningite bacteriana

Por Kleber Karpov Pacientes internados com suspeita de meningite bacteriana...

Fundação Pró-Sangue alerta para estoques críticos e apelo à doação antes da vacinação contra sarampo

Por Kleber Karpov O hemocentro público paulista Fundação Pró-Sangue emitiu...

CIL Online amplia atendimento em Libras no DF com meta de 400 intermediações mensais

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal mantém o...

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...