Centro de Referência de Imunobiológicos do HRT muda para Samambaia nesta segunda (22)

Pacientes que tomam vacinas especiais na unidade de Taguatinga deverão procurar o anexo do HRSam. Remanejamento é temporário, com previsão de durar 30 dias

O atendimento do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) será remanejado, temporariamente, a partir desta segunda-feira (22), para o anexo do Hospital Regional de Samambaia (HRSam).

A mudança é necessária para a reforma nas redes hidráulica e sanitária da unidade especializada em vacinas especiais.

As obras de melhoria na infraestrutura deverão durar, inicialmente, 30 dias, mas o prazo pode ser prorrogado, segundo a Secretaria de Saúde.

Nesse período, uma equipe de profissionais do centro, que atua no HRT, irá para o Regional de Samambaia e atenderá os pacientes da Região Sudoeste — moradores de Taguatinga, de Samambaia, do Recanto das Emas e de Vicente Pires.

O centro de referência oferece imunização para pacientes que apresentam um quadro clínico específico, com suscetibilidade aumentada às doenças ou risco de complicações, por exemplo.

Entre eles, há pessoas com síndrome de Down, crianças imunodeprimidas (com deficiência imunológica congênita ou adquirida), prematuros extremos, transplantados, pessoas com hepatopatias crônicas, cardiopatia, neuropatia e portadores de HIV.

As vacinas são: BCG + hepatite B, meningocócica, febre amarela, tríplice bacteriana, poliomielite, tetra viral, poliomielite, rotavírus humano, penta (DTP/Hib/Hep.B), hepatite B, hepatite A, influenza + pneumocócica 23 valente.

Os Centros de Referência de Imubiológicos Especiais funcionam nos Hospitais Materno-Infantil de Brasília (Hmib) e Regionais da Asa Norte (Hran), de Ceilândia, de Sobradinho, e, agora, provisoriamente, em Samambaia.

O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O dia para tomar vacina deve ser agendado.

É importante levar o cartão de vacinação e o relatório médico, para comprovar a doença. Diariamente, são atendidas, em média, de 20 a 30 pessoas em cada unidade.

Fonte: Agência Brasília

Elieções 2026: TSE faz semana de ações para mostrar funcionamento da urna eletrônica

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove nesta...

PT oficializa candidatura de Lula à Presidência

Por Kleber Karpov O Partido dos Trabalhadores (PT) formalizou, em...

Amamentação reduz risco de doença cardíaca na mãe

Por Kleber Karpov A amamentação reduz em cerca de 11%...

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

Destaques

Elieções 2026: TSE faz semana de ações para mostrar funcionamento da urna eletrônica

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove nesta...

Terceira edição da Campanha Vote pelo SUS será lançada na próxima quarta (5) em Brasília

Por Kleber Karpov O Fórum Direito Humano à Saúde (Fórum...

PT oficializa candidatura de Lula à Presidência

Por Kleber Karpov O Partido dos Trabalhadores (PT) formalizou, em...

Amamentação reduz risco de doença cardíaca na mãe

Por Kleber Karpov A amamentação reduz em cerca de 11%...

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...