Celina Leão tem empate técnico com Arruda em pesquisa Datafolha

Levantamento para governo do Distrito Federal aponta Celina Leão (PP) com 30% e Arruda (PSD) com 28%

Por Kleber Karpov

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (21/Ago) aponta um cenário de empate técnico na corrida pelo governo do Distrito Federal. A candidata Celina Leão (PP) aparece com 30% das intenções de voto, seguida por Arruda (PSD), com 28%. A diferença entre os dois está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento, contratado pela Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, ouviu 910 eleitores entre os dias 18 e 21 de agosto.

Estimulada

Na pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado, Celina Leão lidera numericamente com 30%. Arruda registra 28%, configurando o empate técnico. Em um distante terceiro lugar, aparece Leandro Grass (PT), com 11% das intenções de voto.

Outros candidatos pontuaram abaixo de 5%. Paula Belmonte (PSDB) tem 4%, enquanto Cappelli (PSB) alcançou 3%. Kiko Caputo (Novo) e Professora Samara Mineiro (UP) registraram 2% cada. Elisson (Agir) e Professor Robson (PSTU) marcaram 1%. Expedito Mendonça (PCO) não pontuou. O número de eleitores que declararam voto em branco ou nulo soma 11%. Já os que não souberam ou não quiseram responder totalizam 8%.

Espontâneo

Quando os eleitores são questionados sobre a intenção de voto de forma espontânea, sem a apresentação de uma lista de nomes, o número de indecisos chega a 49%. Nesse cenário, a liderança de Celina Leão (PP) se mantém, com 21% das menções. Arruda (PSD) é o segundo mais lembrado, com 12% das intenções de voto, seguido por Leandro Grass (PT), com 6%. Outros candidatos como Paula Belmonte (PSDB), Cappelli (PSB) e Kiko Caputo (NOVO) foram citados por 1% dos entrevistados.

Líderes da pesquisa também lideram em rejeição

O Datafolha também mediu a rejeição dos candidatos. Celina Leão é a que possui o maior índice, com 32% dos eleitores afirmando que não votariam nela de jeito nenhum.

Arruda aparece logo em seguida, com 30% de rejeição. Leandro Grass é rejeitado por 19% do eleitorado. Os candidatos Paula Belmonte, Cappelli e Kiko Caputo têm, cada um, 11% de rejeição. A pesquisa apurou que 4% dos eleitores votariam em qualquer um dos candidatos, enquanto 3% rejeitam todos. Outros 11% não souberam responder.

Metodologia do levantamento

A pesquisa foi encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo ao instituto Datafolha. Foram realizadas 910 entrevistas presenciais no Distrito Federal entre os dias 18 e 21 de agosto de 2026.

A margem de erro máxima estipulada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números DF-07561/2026 e BR-02094/2026.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Destaques

Jogada ensaiada? Flávio Bolsonaro se reúne com cúpula da TV Globo antes de sabatina no JN

Por Kleber Karpov O candidato à Presidência da República pelo...

Teste genético personaliza prevenção e cuidado no combate ao câncer de mama

Por Kleber Karpov A mastologista Deidimar Cássia Batista Abreu, médica...

Celina Leão aposta em tecnologia para diversificar economia do DF e prevê 10 mil empregos

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Celina Leão cobra adversário sobre Fundo Constitucional e anuncia ato em defesa dos recursos do DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Jorge Vianna avalia efeitos do fim da escala 6×1 na jornada da enfermagem brasileira e cobra aprovação de 36 horas semanais

Por Kleber Karpov O deputado distrital Jorge Vianna (PSD) avaliou,...