Por Kleber Karpov
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (Progressista), se reuniu nesta terça-feira (26/Ago) com o deputado federal Vicentinho Junior (Progressista/TO) para garantir apoio e celeridade na tramitação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 12/2025. Sob relatoria de Junior, em tramitação na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), o PLN 12/2025 abre crédito suplementar no valor de R$ 2,1 bilhões, ao Orçamento Fiscal da União, que permite ao GDF realizar a nomeação de 1.200 policiais militares, 600 policiais civis e 150 policiais penais.
Celina Leão pondera que no momento, o DF conta com recursos para efetuar tais nomeações. No entanto, a vice-governadora reforça ser crucial haver dotação orçamentária na Lei Orçamentária da União, que repassa ao GDF recurso para garantir a manutenção de tais contratações às forças de segurança do DF.
“Nós temos trabalhado incansavelmente para proteger a população, e as nomeações são fundamentais para que o Distrito Federal tenha uma segurança pública cada vez melhor”, afirmou a vice-governadora Celina Leão. A expectativa do governo é que as nomeações ocorram em novembro, o que reforçará a segurança da cidade e a proteção à população.
Reforço na categoria

Ao lado de Celina Leão, o deputado Vicentinho Junior, foi categórico ao defender a valorização dos servidores públicos, além de se mostrar com a causa.
“Eu estarei como um soldado da causa de Brasília e da Celina, trabalhando para que juntos, com a bancada pró-segurança pública, possamos dar o valor devido aos nossos servidores”, declarou.
A nomeação de novos profissionais, incluindo policiais civis e militares, é uma pauta prioritária do GDF. A votação do parecer da CMO está prevista para o período que vai do dia 28 deste mês a 2 de setembro.
Ao longo desta gestão, a segurança pública do DF já foi reforçada com 8.131 novos servidores. Somente em 2024, 1.277 PMs, 683 agentes de polícia, 207 escrivães e 326 policiais penais foram nomeados. Com as novas nomeações, o governo vai contabilizar mais de 10 mil servidores atuando nas forças policiais.
Entre cargos e funções, para contratações por parte do GDF, há delegados, agentes, escrivães, papiloscopistas, peritos criminais e médicos, praças (soldados, cabos e sargentos) e oficiais. Com as novas nomeações previstas para novembro, o governo vai contabilizar mais de 10 mil servidores reforçando a atuação das forças policiais.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










