27.6 C
Brasília
13 nov 2025 18:08

Celina Leão empossa coronel Ana Paula Barros Habka, nova comandante da PMDF

Publicado em 09/01/2024 às 17h00 | Alterado em 09/01/2024 às 23h56

Por Kleber Karpov

A governadora do DF, em exercício, Celina Leão (Progressista) deu posse nesta terça-feira (9/Jan), a coronel da Polícia Militar do DF (PMDF), Ana Paula Barros Habka, ao posto de comandante-geral, em 9 de janeiro. Ana Paula substituiu o comandante-geral, Coronel Adão Teixeira de Macedo, que passou, a pedido, à reserva da PMDF.

Celina Leão ressaltou que, o Distrito Federal é pioneiro em ter no comando das forças de segurança pública, duas comandantes mulheres, a se referir, também a Coronel Mônica de Mesquita Miranda a frente do comando do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) desde janeiro de 2021.

“É com imensa alegria que assinei a posse da Coronel Ana Paula Barros Habka, que assume o comando geral da Polícia Militar do Distrito Federal. Pela primeira vez na história do país, as forças de segurança pública terão duas comandantes das corporações militares, a Coronel Ana Paula Barros Habka pela PMDF e a Coronel Mônica de Mesquita Miranda pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF).”, publicou Celina Leão na Rede Social.

Ativista em relação ao empoderamento feminino e a valorização da mulher, a chefe do Executivo fez questão de ressaltar a importância da atuação das comandantes das forças de segurança do DF, como forma de equalizar a participação feminina no segmento.

“A nossa luta para que lideranças femininas ocupem cargos de destaque é essencial para estabelecer a igualdade de gênero dentro das Forças e, assim, contribuir para a igualdade em toda a sociedade. Parabéns!”, concluiu Celina Leão.

Perfil

Ana Paula, antes de assumir o posto de coronel da PMDF, atuou como chefe do Estado Maior, e esteve à frente da Companhia do Batalhão de Operações Especiais, chefe de Segurança da Vice Governadoria da Casa Militar do DF, Juíza Militar na Auditoria Militar do Distrito Federal. Formada em Educação Física e bacharel em Direito, a nova subcomandante já realizou cursos operacionais, como Cinotecnia, pelo Bope, repressão às drogas e Segurança de Autoridades.

 

 

Sociedade Brasileira de Pediatria emite nota contra projeto que restringe aborto legal

Por Kleber Karpov A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se...

Derrite quer mudança na condução de audiências de custódia

Por Kleber Karpov O deputado federal Guilherme Derrite (PL-SP) defendeu...

Distrito Federal deve ampliar frota de ônibus elétricos a partir de março de 2026

Por Kleber Karpov A frota de transporte público do Distrito...

Senado aprova recondução de Paulo Gonet à Procuradoria-Geral da República

Por Kleber Karpov O plenário do Senado Federal aprovou, nesta...

Presidente da Câmara adia votação do PL Antifacção para terça-feira (18)

Por Kleber Karpov O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo...

Destaques

Sociedade Brasileira de Pediatria emite nota contra projeto que restringe aborto legal

Por Kleber Karpov A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se...

Derrite quer mudança na condução de audiências de custódia

Por Kleber Karpov O deputado federal Guilherme Derrite (PL-SP) defendeu...

Detran-DF realiza Operação Sossego e autua 13 motociclistas por escapamento irregular em Águas Claras

Fiscalização abordou 160 condutores na noite de terça-feira (11)...

Celina Leão defende revisão penal e fim do “prende e solta” em debate sobre substitutivo do PL Antifacção

Por Kleber Karpov A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Distrito Federal deve ampliar frota de ônibus elétricos a partir de março de 2026

Por Kleber Karpov A frota de transporte público do Distrito...