18.5 C
Brasília
20 mar 2026 18:50

CDCA investe mais de R$ 1 milhão em cursos profissionalizantes para 100 jovens de Ceilândia e Sol Nascente

Iniciativa do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF (CDCA), vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF cria o Núcleo de Empreendedorismo Girassol para abrir novas oportunidades para os jovens das regiões

Um novo e promissor projeto está prestes a transformar a vida de muitos jovens de Ceilândia e Sol Nascente. Com um investimento de mais de R$ 1 milhão, o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF (CDCA), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), em parceria com o Instituto Inclusão de Desenvolvimento e Promoção Social (IIDPS), lançou nesta segunda-feira (16) os cursos profissionalizantes do Núcleo de Empreendedorismo Girassol, localizado em Ceilândia Norte.

O programa atenderá 100 adolescentes de 14 a 17 anos, oferecendo cursos profissionalizantes com duração de 10 meses. Serão três opções de formação: gastronomia, produção têxtil e empreendedorismo digital. O objetivo é abrir novas oportunidades para os jovens dessas regiões, ajudando a prepará-los para o mercado de trabalho. Ao final das capacitações os alunos receberão certificação, que atestará as habilidades adquiridas.

“Queremos que os nossos jovens se vejam como protagonistas de suas próprias histórias. Eles têm um imenso potencial, e o Núcleo de Empreendedorismo Girassol vai ajudá-los a descobri-lo, ao mesmo tempo em que estimula a autonomia e a inovação dentro de suas comunidades”, destaca Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania do DF.

Um olhar para o futuro

Sônia Andrade e Sara Gabrielly Andrade Coelho da Silva, moradoras de Ceilândia – Foto: Diego Barreto/Sejus

Sara Gabrielly Andrade Coelho da Silva, uma jovem de 13 anos, moradora de Ceilândia, está animada com a oportunidade que o projeto oferece. Ela sonha em seguir carreira na gastronomia e vê o curso como uma chance única de aprender e se destacar. “Eu espero que o curso seja superlegal e que eu aprenda muito. Meu sonho é ser chefe de algum restaurante famoso, ou quem sabe ter o meu próprio restaurante. Vai ser o primeiro passo para o meu futuro”, conta Sara.

Sônia Andrade, a mãe da jovem, também vê o projeto com bons olhos. “Estou muito feliz com a oportunidade que essa parceria vem para oferecer aos nossos adolescentes. Isso vai ajudar a tirar eles da rua e a construir um futuro com uma profissão. Essa é uma iniciativa que todo mundo agradece. Os pais, os filhos, a nossa comunidade e a sociedade também”, afirma.

Mais do que uma formação

Além das aulas práticas, os participantes do programa terão acesso a temas relacionados à saúde mental e ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Serão realizadas oficinas sobre autocuidado, autoestima e outros assuntos importantes para lidar com as questões típicas da adolescência. O objetivo é garantir que, ao final do curso, os jovens não apenas estejam preparados para o mercado de trabalho, mas também para a vida.

Flavianny Miranda, psicóloga e coordenadora do projeto, do Instituto Inclusão destaca que o foco do Núcleo vai além do simples aprendizado técnico. “Este projeto não é só sobre conhecimento técnico, mas também sobre o bem-estar emocional e a capacitação dos jovens para que se vejam como protagonistas de suas próprias vidas. Queremos prepará-los para os desafios do futuro, ajudando-os a construir uma trajetória longe da vulnerabilidade social”.

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Mutirão Saúde da Mulher: HUB deve realizar mais de 800 procedimentos neste sábado (21)

Por Kleber Karpov O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado...

Receita Federal antecipa acesso ao download do programa do

Por Kleber Karpov A Receita Federal liberou, na quinta-feira (19/Mar),...

Destaques

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Ibaneis Rocha inaugura Cepi Inspira, em Ceilândia, com 188 vagas para primeira infância em tempo integral

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou,...