Carro da Vacina leva imunização à população de Brazlândia

Por Agência Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizou, no sábado (24/Jan), uma ação de imunização por meio do Carro da Vacina em Brazlândia. A iniciativa itinerante esteve na Feira da Vila São José com o objetivo de ampliar o acesso da população às vacinas, especialmente para aqueles que têm dificuldade de comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) durante a semana. Foram oferecidos todos os imunizantes dos calendários adulto e infantil, exceto a vacina BCG e as doses contra a dengue.

A escolha da Feira da Vila São José como local para a ação buscou atender feirantes e moradores em um ponto de grande circulação na comunidade. A equipe da SES-DF focou em facilitar a vacinação para o público que, devido à rotina de trabalho, não consegue buscar os postos de saúde em dias úteis. A iniciativa também visa alcançar populações de áreas rurais e de difícil acesso.

Adriana Santos, enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização (Nvepi) da Região Oeste, que abrange Brazlândia e Ceilândia, destacou o propósito do projeto. “A intenção do Carro da Vacina é ampliar o acesso à imunização. Nós também atuamos em áreas rurais, áreas de difícil acesso, onde a população tem mais dificuldade em se vacinar durante a semana, no dia a dia”.

Adesão da comunidade local

A presença do Carro da Vacina foi bem recebida pelos frequentadores da feira. O feirante Luciano da Silva Mendes aproveitou a oportunidade para atualizar seu cartão vacinal, citando a falta de tempo durante a semana como um impeditivo para ir à sua UBS de referência.

“É uma maravilha o Carro da Vacina ter chegado aqui na feira, porque muitos feirantes não têm a oportunidade. A correria é grande durante a semana, principalmente, aos fins de semana, sábado e domingo. Se fosse longe, eu não conseguiria ir”, disse Mendes.

Outro morador que se beneficiou da ação foi Alcides de Oliveira Paula, atualmente desempregado. Ele se imunizou com doses contra tétano e hepatite B e reforçou o convite para que outras pessoas participassem da vacinação.

“Agora ficou bem mais fácil, não tem burocracia nenhuma. Eu mesmo tomei duas doses, uma para tétano e outra para hepatite B. A vacina é uma maneira de se prevenir contra essas doenças”, comentou Paula.

Além da ação itinerante em Brazlândia, a Secretaria de Saúde informou que a vacinação também ocorreu em 49 Unidades Básicas de Saúde, distribuídas por 20 regiões administrativas do Distrito Federal no mesmo sábado.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

CLDF derruba vetos a 29 projetos; leis serão promulgadas

A Câmara Legislativa do Distrito Federal analisou, nesta quarta-feira...

Sindate-DF convoca Técnicos em Enfermagem para Assembleias Regionais

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Técnicos em Enfermagem (Sindate)...

Saúde do DF oferece exame para diagnóstico precoce de complicações renais

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...

Programa Pró-Jovem Digital oferece mais de 1,5 mil vagas de capacitação no DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Ensino noturno flexível reduz evasão em escola do Recanto das Emas

Por Kleber Karpov O Centro de Ensino Médio 804 (CEM...

Nasce uma Estrela no Riacho Fundo II estão com inscrições abertas

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Destaques

CLDF derruba vetos a 29 projetos; leis serão promulgadas

A Câmara Legislativa do Distrito Federal analisou, nesta quarta-feira...

Sindate-DF convoca Técnicos em Enfermagem para Assembleias Regionais

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Técnicos em Enfermagem (Sindate)...

DER-DF celebra 15 anos do Maio Amarelo com série de eventos ao longo do mês de maio

Por Kleber Karpov Para marcar a 15ª edição do Maio...

Saúde do DF oferece exame para diagnóstico precoce de complicações renais

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...

Programa Pró-Jovem Digital oferece mais de 1,5 mil vagas de capacitação no DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...