22.5 C
Brasília
28 jan 2026 18:09

Carreta de mamografia oferece 700 exames gratuitos em seis regiões do DF

Unidade móvel percorre Distrito Federal de 29 de janeiro a 4 de fevereiro com parceria da Fundação Laço Rosa

Por Kleber Karpov

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) promove, entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro, uma ação itinerante que deve disponibilizar 700 exames de mamografia gratuitos em seis regiões administrativas. A iniciativa conta com a parceria da Fundação Laço Rosa, instituição sem fins lucrativos que atua na defesa dos direitos de pacientes com câncer de mama.

Acesso à prevenção

Os atendimentos ocorrem por meio de unidades móveis, posicionadas em pontos estratégicos do Distrito Federal. A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destaca o impacto da ação na saúde feminina:

“Estamos levando essa ação para mais perto das mulheres, porque sabemos que o exame é essencial para a detecção precoce do câncer de mama. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 95%. Essa prevenção é uma forma de autocuidado feminino”, afirma Giselle Ferreira.

Dados da Secretaria de Saúde (SES-DF) mostram avanço na realização de mamografias diagnósticas e de rastreamento no Distrito Federal. Na faixa etária-alvo, entre 50 e 69 anos, a rede pública registrou 15.881 exames em 2024. O número subiu para 17.307 em 2025.

Carreta da Secretaria da Mulher vai disponibilizar gratuitamente 700 exames de mamografia em diferentes regiões do DF | Foto: Mariana Raphael/Arquivo Agência Saúde DF

Diagnóstico precoce

O médico mastologista Farid Buitrago, referência técnica em mastologia da SES-DF, explica o impacto direto do diagnóstico precoce na redução da mortalidade pela doença. “A mamografia é o único exame que comprovadamente reduz a mortalidade por câncer de mama. Quando feita regularmente, a cada dois anos, pode diminuir as mortes entre 30% e 40%, pois permite identificar o tumor antes dos sintomas”.

Podem participar da ação itinerante mulheres a partir de 40 anos, beneficiárias do Sistema Único de Saúde (SUS), que não tenham realizado mamografia nos últimos 12 meses. Mulheres com menos de 40 anos também podem fazer o exame, desde que apresentem pedido médico ou indicação clínica.

Rapidez e praticidade do exame

Buitrago, observou que a realização do exame é rápida, além de reforçar a importância da realização periódica do exame. “A mamografia é rápida, dura em média cinco minutos, não exige preparo específico e, após o exame, a mulher pode seguir normalmente sua rotina. Mulheres a partir dos 40 anos devem realizar a mamografia regularmente, mesmo sem sintomas. O diagnóstico precoce é fundamental para salvar vidas”, disse o médico.

Agendamento

Os agendamentos devem ser feitos previamente por meio de  website mamografiasalva.com.br. O preenchimento do cadastro não garante a vaga. Caso a mulher seja contemplada com o exame, a equipe entra em contato por WhatsApp ou ligação telefônica para que seja possível escolher o melhor horário para o atendimento.

Além dos exames, a iniciativa inclui atividades de acolhimento, orientação e conscientização sobre a saúde da mulher, com foco na importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Calendário de atendimentos

O calendário de atendimentos começa nos dias 29 e 30 de janeiro, na Cidade Estrutural, no estacionamento lateral da Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 1. No dia 31 de janeiro, a carreta deve estar em Ceilândia, no estacionamento da Casa da Mulher Brasileira, com atendimento das 9h às 15h.

Em 1º de fevereiro, a ação segue para o Eixo Monumental, no estacionamento do Planetário. No dia 2 de fevereiro, o atendimento retorna a Ceilândia, novamente no estacionamento da Casa da Mulher Brasileira, das 9h às 17h. No dia 3 de fevereiro, as unidades móveis devem estar na Rodoviária do Plano Piloto, na plataforma superior. A ação se encerra no dia 4 de fevereiro, no Congresso Nacional, na Alameda dos Estados.

Serviço

  • 29 e 30 de janeiro: Cidade Estrutural – estacionamento lateral da UBS nº 1
  • 31 de janeiro: Ceilândia – estacionamento da Casa da Mulher Brasileira
  • 1º de fevereiro: Eixo Monumental – estacionamento do Planetário
  • 2 de fevereiro: Ceilândia – estacionamento da Casa da Mulher Brasileira
  • 3 de fevereiro: Rodoviária do Plano Piloto – plataforma superior
  • 4 de fevereiro: Congresso Nacional – Alameda dos Estados




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

mamografia, câncer de mama, Secretaria da Mulher DF, Fundação Laço Rosa, prevenção

DF recebe 50 mil doses de vacinas contra a febre amarela

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Ambulatório Trans do DF realiza 1º TransEncontro

Por Kleber Karpov O Ambulatório Trans do Distrito Federal promove,...

Ibaneis Rocha reafirma pré-candidatura ao Senado Federal

Por Kleber Karpov  O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha...

Jorge Vianna anuncia entrega de consultórios odontológicos móveis em ônibus cedidos pela PMDF

Por Kleber Karpov O deputado distrital Jorge Viana (PSD-DF) recebeu...

Destaques

DF recebe 50 mil doses de vacinas contra a febre amarela

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Referência em atendimento de queimados, HRAN atende pacientes vítimas de raio em evento do Nikolas Ferreira

Por Kleber Karpov Referência no atendimento de pacientes com queimaduras,...

“Falsa e mentirosa”: Afirma Alexandre de Moraes sobre suposto encontro com ex-presidente do BRB na casa de Vorcaro 

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Ambulatório Trans do DF realiza 1º TransEncontro

Por Kleber Karpov O Ambulatório Trans do Distrito Federal promove,...

Justiça de SC suspende lei que proibiu cotas raciais nas universidades, sancionadas por Jorginho Melo

Por Kleber Karpov A Justiça de Santa Catarina decidiu nesta...