19.1 C
Brasília
08 abr 2026 05:13

Carnaval não oficial abre pré-folia no Rio de Janeiro com mais de 70 blocos

Concentração começa às 8h no centro da cidade neste domingo

Por Kleber Karpov

O chamado Carnaval Não Oficial do Rio de Janeiro teve início da temporada de pré-folia neste domingo (4/jan), com reunião de mais de 70 blocos em diversas regiões da cidade. A programação, que atrai cariocas e turistas, começa às 8h e se estende ao longo do dia com concentrações no Centro e bairros das zonas Sul e Norte, o que culminou no grande cortejo do Cordão do Boi Tolo no fim da tarde.

Para Luís Otávio Almeida, integrante do Boi Tolo e representante da Desliga dos Blocos, a nomenclatura representa uma forma de resistência à burocratização da festa. Ele explica que a divisão surgiu a partir de um decreto de 2009, que passou a exigir um registro prévio dos blocos com seis meses de antecedência.

“A definição de Carnaval Não Oficial só existe porque, desde 2009, há uma tentativa da prefeitura de oficializar o carnaval. O que hoje chamamos de não oficial pode ser chamado apenas de Carnaval, como foi por mais de dois séculos na cidade”, afirma Luís Otávio Almeida.

Organização

Diferente das ligas tradicionais, a Desliga dos Blocos atua como um movimento que facilita a participação dos coletivos por livre adesão. Segundo Almeida, a organização se limita a alinhar a programação conforme a intenção de cada grupo, sem impor uma estrutura hierárquica.

O representante também defende que a atuação do poder público deve ser focada em garantir a infraestrutura necessária para a festa, como segurança, limpeza e organização do trânsito. “O carnaval gera renda consistente para a cidade. A atuação do poder público deve ser discreta, garantindo segurança, limpeza e trânsito, sem interferir na maior festa popular do planeta”, diz Almeida.

Programação para crianças

Neste ano, a abertura da pré-folia também contará com um espaço dedicado ao público infantil. A Aberturinha, realizada no Aterro do Flamengo, terá uma programação com brincadeiras, oficinas de perna de pau, contação de histórias e um show com a banda Fanfarrinha.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

PF e Anvisa combatem venda ilegal de remédio para emagrecer

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF), em conjunto com...

Nova lei reforça direito a três folgas por ano para exames preventivos

Por Kleber Karpov Trabalhadores com contrato regido pela Consolidação das...

Transplantes renais no Hospital de Base marcam recomeços

Por Kleber Karpov Dois pacientes com doença renal crônica, João...

Teleconsulta em UPAs do DF amplia atendimentos e reduz tempo de espera

Por Kleber Karpov Mais de 18,9 mil atendimentos por teleconsulta...

DF zera demanda reprimida e garante exames de ressonância magnética em três dias

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

TCDF realiza visita técnica às obras dos viadutos do Eixão Norte

Por Kleber Karpov O Tribunal de Contas do Distrito Federal...

Governo regulamenta profissão de sanitarista e fortalece atuação no SUS

Por Kleber Karpov O Governo Federal formalizou a regulamentação da...

Destaques

PF e Anvisa combatem venda ilegal de remédio para emagrecer

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF), em conjunto com...

Nova lei reforça direito a três folgas por ano para exames preventivos

Por Kleber Karpov Trabalhadores com contrato regido pela Consolidação das...

Transplantes renais no Hospital de Base marcam recomeços

Por Kleber Karpov Dois pacientes com doença renal crônica, João...

Teleconsulta em UPAs do DF amplia atendimentos e reduz tempo de espera

Por Kleber Karpov Mais de 18,9 mil atendimentos por teleconsulta...

Com investimento de R$ 319 milhões, obras de expansão do metrô em Samambaia mantêm ritmo acelerado

Por Kleber Karpov As obras de expansão da Linha 1...