DF zera demanda reprimida e garante exames de ressonância magnética em três dias

Contratação de 17 empresas e automação de fila eliminam espera que chegou a 35 mil pedidos

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou nesta terça-feira (07/Abr) que zerou a fila de espera por exames de ressonância magnética na rede pública. A medida, que agora permite o atendimento de novas solicitações em menos de uma semana, foi alcançada por meio da expansão da rede credenciada e da implementação de ferramentas de automação para otimizar a gestão da fila de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Expansão da rede e automação da fila

O avanço na oferta do serviço é resultado direto de um novo edital lançado em agosto de 2025. Com a medida, o número de instituições parceiras habilitadas para realizar os exames saltou de dez para 17, o que ampliou de forma exponencial a capacidade de atendimento mensal da rede pública de saúde.

Paralelamente ao aumento da oferta, o Complexo Regulador do DF implementou um sistema de qualificação interna da fila. A utilização de automação e inteligência artificial permitiu a identificação de pedidos duplicados e a atualização de contatos de pacientes, garantindo maior eficiência no agendamento. “A melhoria dos processos internos foi fundamental. Hoje, a tecnologia nos permite gerir a demanda em tempo real, evitando o ócio das máquinas e garantindo agilidade no diagnóstico”, disse Célia Regina Vieira, diretora do Complexo Regulador do DF.

De 35 mil na espera a vagas disponíveis

O impacto da reestruturação é notável quando comparado ao cenário de agosto de 2025, quando a demanda reprimida somada às solicitações mensais totalizava 35 mil pedidos. Atualmente, o sistema opera com equilíbrio, realizando cerca de 5 mil ressonâncias magnéticas por mês.

Segundo a gestora do Complexo Regulador, o tempo de espera para um novo pedido foi drasticamente reduzido. A capacidade de atendimento atual supera a demanda mensal, o que impede a formação de novas filas e assegura que os diagnósticos sejam processados com rapidez. “Com essa reestruturação, reafirmamos o nosso compromisso em reduzir o tempo de espera por diagnósticos complexos, oferecendo mais conforto e rapidez no tratamento dos cidadãos brasilienses.”, disse Juracy Lacerda, secretário de Saúde do DF.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

 

Celina Leão dá choque de realidade na Neoenergia e na oposição

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra o HPV até dezembro

Por Kleber Karpov A campanha de vacinação contra o papilomavírus...

Celina Leão mantém liderança de intenções de voto para GDF em dois cenários

Por Kleber Karpov Levantamento realizado entre 1º e 3 de...

Vacina contra gripe: não há previsão para ampliar público-alvo no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

“Quero descansar”: Ibaneis Rocha anuncia desistência de corrida ao Senado

Por Kleber Karpov O ex-governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha...

CCJ da Câmara aprova fim da aposentadoria como punição para juízes

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça e...

Alunas vencem concurso internacional com projeto sobre câncer de mama

Por Kleber Karpov Quatro alunas de um colégio em Jundiaí,...

CIL: Prazo de inscrições para cursos de línguas é prorrogado até 12 de julho

Por Kleber Karpov As inscrições para os cursos dos centros...

Destaques

Celina Leão dá choque de realidade na Neoenergia e na oposição

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra o HPV até dezembro

Por Kleber Karpov A campanha de vacinação contra o papilomavírus...

Celina Leão mantém liderança de intenções de voto para GDF em dois cenários

Por Kleber Karpov Levantamento realizado entre 1º e 3 de...

Vacina contra gripe: não há previsão para ampliar público-alvo no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

“Quero descansar”: Ibaneis Rocha anuncia desistência de corrida ao Senado

Por Kleber Karpov O ex-governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha...