Por Kleber Karpov
Candidatos do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) 2025/1 já podem apresentar recursos contra os resultados preliminares da prova prática. O prazo para questionar as notas da segunda etapa do exame teve início nesta segunda-feira (22/Set) e se encerra na próxima sexta-feira (29/Set), com todo o procedimento sendo realizado exclusivamente pelo Sistema Revalida.
Os resultados preliminares da prova de habilidades clínicas foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última sexta-feira (19/Set). Para submeter o recurso, o participante deve acessar a Página do Participante no sistema online e seguir as instruções apresentadas pela plataforma.
Prazos e procedimentos
Após a análise dos recursos administrativos, o resultado final da segunda etapa do Revalida 2025/1 será divulgado pelo Inep em 31 de outubro, também no Sistema Revalida. A decisão definitiva será acompanhada das razões de deferimento ou indeferimento apresentadas pelas bancas de especialistas, em um parecer único e não individualizado para cada candidato.
O Inep também publicou o Padrão Esperado de Procedimentos (PEP) definitivo para cada uma das dez estações da prova prática. O documento funciona como um roteiro oficial do exame, detalhando as ações esperadas dos candidatos, os critérios de avaliação e a pontuação atribuída a cada procedimento.
Objetivo do exame
O Revalida tem como objetivo avaliar as competências, habilidades e conhecimentos de médicos brasileiros ou estrangeiros formados no exterior que desejam exercer a profissão no Brasil. O exame busca garantir que os profissionais estejam aptos a atuar de acordo com os princípios e as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando a qualidade do atendimento médico no país.
Realizado em duas edições anuais, o processo é composto por duas etapas eliminatórias: uma teórica e outra de habilidades clínicas. Ambas abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










