Campanha contra sarampo chega jovens adultos do DF

Ao todo, 124 salas de vacina estão disponíveis em todo o DF. Esta fase será finalizada no próximo dia 30

Começou, nesta segunda-feira (18), a segunda etapa da campanha contra o sarampo, com 124 salas de vacina​ disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS) de todo o Distrito Federal. O público-alvo são os jovens adultos, com idade entre 20 e 29 anos. O dia D desta fase está marcado para 30 de novembro, quando será finalizada esta campanha em 2019.

Quem aproveitou o início da vacinação foi Michael Nunes, 27 anos, que foi à UBS 1 da Asa Norte. “Ao longo do tempo, não dei tanta prioridade à minha saúde. Chegando na casa dos 30 anos, a maturidade me ajudou a entender a real importância de campanhas como esta. Vale a pena garantir um pouco do nosso tempo para fazer isso”, comentou.

Assim como ele, os demais jovens desta faixa etária precisam ficar atentos à vacinação. “A segunda etapa foi organizada justamente para atingir esses adultos entre 20 e 29 anos, já que é um público que se destacou nos índices da doença. No Distrito Federal, dos cinco casos de sarampo notificados, quatro eram em adultos nesta faixa de idade”, informou a gerente da Imunização da Secretaria de Saúde, Renata Brandão.

Atualização
Ao atualizar o cartão de vacina com a Tríplice viral, além de a pessoa estar vacinada contra rubéola e caxumba, também se protege contra o sarampo. Por isso, é importante resgatar o cartão e levar aos postos.

“Pedimos à população que leve os cartões de vacina, de agora ou da infância, para que seja avaliada a situação vacinal e atualizada, caso necessário. Se a pessoa estiver com as doses em dia, não precisará tomar uma nova vacina”, explicou a técnica em Imunização da Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis de Transmissão Hídrica e Alimentar, Fernanda Ledes.

O engenheiro de software Felipe Felix, de 26 anos, foi um dos que levou seu cartão à UBS 1 da Asa Norte. Ele ficou sabendo da campanha somente quando veio se vacinar contra Hepatite B. Ele aproveitou o momento e também se protegeu contra o sarampo. “No próximo período de férias, podemos ficar expostos a pessoas que não tomaram a vacina. Por isso, é importante vir o quanto antes e aproveitar agora, que não tem muitas pessoas na fila”, comentou.

Para a segunda etapa da campanha, a Secretaria de Saúde possui em estoque cerca de 200 mil doses da Tríplice viral. Todos os indivíduos com idade entre um e 29 anos têm de ter duas doses da vacina.

Doença
O sarampo é contagioso e o vírus é transmitido por uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. Os sintomas da doença são manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal.

Caso a pessoa apresente os sinais e sintomas da enfermidade, deve procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima, informar ao profissional sobre sua situação e dizer se teve contato com algum caso suspeito. Recomenda-se que as pessoas com suspeita de portar a doença evitem deslocamentos desnecessários, pois o sarampo é altamente contagioso.

A patologia pode acometer adultos e crianças, com risco de complicações graves e até de evolução para óbito. Embora os adultos sejam mais resistentes que as crianças, as complicações são as mesmas. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasília

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

Por Kleber Karpov O cenário epidemiológico brasileiro aponta para um...

Mais de 600 mil pessoas devem visitar os cemitérios do DF no Dia de Finados

Por Kleber Karpov Aproximadamente 600 mil cidadãos devem comparecer aos...

Destaques

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

Por Kleber Karpov O cenário epidemiológico brasileiro aponta para um...