21.5 C
Brasília
20 mar 2026 00:10

Câmara aprova PEC que cria carreira de polícias penais, texto vai à promulgação

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 378 votos a 5, o destaque do PL à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 372/17, do Senado, que cria as polícias penais federal, dos estados e do Distrito Federal. A matéria será enviada à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) para elaboração da redação final. Em seguida, será promulgada.

O destaque retirou do texto a possibilidade de lei específica de iniciativa do Poder Executivo definir outras atribuições para as polícias penais, além da segurança de estabelecimentos penais.

De acordo com a PEC, o quadro das polícias penais será formado pela transformação dos cargos isolados ou dos cargos de carreira dos atuais agentes penitenciários ou equivalentes e também pela realização de concurso público.

A nova polícia será vinculada ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencer.

No Distrito Federal, assim como ocorre com as outras corporações, a polícia penal será sustentada por recursos da União, embora subordinadas ao governador do DF.

Após a votação da PEC, a sessão do Plenário foi encerrada.

Mais informações a seguir.

 

Fonte: Agência Câmara

Destaques

DF avança para promover políticas de saúde a partir de evidências científicas

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Centros de Referência da Mulher Brasileira ampliam prazo para inscrições de cursos gratuitos para o domingo (22)

Por Kleber Karpov A Secretaria da Mulher do Distrito Federal...

Hospital de Santa Maria reforça segurança no uso de medicamentos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM),...

Com investimento de R$ 1,4 milhão, GDF inicia obras no Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) deu...