Cade pede punição a três hospitais do DF por formação de cartel

Santa Lúcia, Santa Luzia e Anchieta estão sujeitos a multa, diz órgão. 
Processo será encaminhado para o tribunal da entidade.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) publicou nesta terça-feira (24) um parecer que recomenda a condenação de três dos maiores hospitais do Distrito Federal, Santa Luzia  e da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde por infrações à ordem econômica no mercado de prestação de serviços médico-hospitalares.

O processo será encaminhado para julgamento pelo tribunal do Cade.  Os hospitais estão sujeitos ao pagamento de multas de até 20% de seus faturamentos, além de outras penalidades previstas em lei, informou o Cade.
O G1 tentou contato com os hospitais Santa Luzia, Santa Lúcia e Anchieta, mas não obteve retorno até o fechamento dessa matéria.
De acordo com o órgão, no ano 2000, os hospitais Santa Luzia, Santa Lúcia e Anchieta “negociaram coletivamente com operadoras de planos de saúde a cobrança de preços mais altos pela prestação de serviços médico-hospitalares em patamares praticamente idênticos”. Diante da recusa dessas empresas em aceitar os aumentos reivindicados, os hospitais concorrentes “comunicaram, de forma paralela, a rescisão de contratos ou a suspensão do atendimento aos beneficiários dos planos de saúde”.
As investigações realizadas pelo Cade mostram que o estabelecimento conjunto de preços e outras condições por parte dos três hospitais configura prática de cartel. A conduta teria provocado o aumento dos preços dos planos de saúde “acima do nível considerado competitivo, prejudicando o mercado e os consumidores finais”.
O processo administrativo também apurou que a União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde “negociava de modo uniforme a aquisição de serviços médico-hospitalares em nome dos diversos planos de saúde concorrentes vinculados a ela, não deixando margem para negociações individuais entre as operadoras e os prestadores de serviços”.

Fonte: G1

 

Destaques

Agosto Lilás reforça orientação sobre direitos e canais de proteção às mulheres

Por Kleber Karpov A campanha nacional Agosto Lilás, dedicada à...

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...