Por Kleber Karpov
O Banco de Brasília (BRB) negou, por meio de nota oficial, por meio da Assessoria de Impensa, ter solicitado ou autorizado qualquer contato com influenciadores digitais para tratar de temas relacionados ao caso Master. A gestão do BRB esclareceu que não houve determinação e tampouco conhecimento prévio sobre abordagens destinadas à produção de conteúdo ou manifestações de apoio. O posicionamento ocorre após mensagens de uma agência de marketing circularem entre formadores de opinião.
A direção do banco informou que o contato realizado com os influenciadores partiu de uma agência de marketing de influência sem a anuência de empregados ou dirigentes. Segundo o comunicado, a empresa responsável pelo envio das mensagens foi notificada imediatamente após o episódio. O banco decidiu impedir que a referida agência preste novos serviços à instituição devido ao incidente.
Independência editorial
O representante da assessoria de imprensa do BRB reforçou que a instituição mantém compromisso com a comunicação ética. O banco destacou que respeita a independência editorial da imprensa e dos formadores de opinião. A nota busca isolar a imagem da instituição de estratégias de comunicação consideradas equivocadas pela gestão.
Contexto Master
O caso mencionado envolve discussões sobre transparência e governança em operações do banco com o Banco Master. O BRB deve manter os protocolos internos de fiscalização sobre contratos de publicidade e propaganda para evitar novas abordagens não autorizadas. Representantes da instituição devem acompanhar o desdobramento da notificação enviada à prestadora de serviço.
Confira a nota na íntegra:
Nota à imprensa
O BRB informa que não solicitou, nem autorizou, em momento algum, contato com influenciadores digitais com o objetivo de produção de conteúdo, esclarecimento, manifestações de apoio ou qualquer ação similar relacionada ao caso Master.
Ressalta, também, que não houve determinação ou conhecimento prévio do Banco sobre abordagens a influenciadores ou propostas de encontro com essa finalidade.
O contato realizado por agência de marketing de influência não contou com anuência ou participação de qualquer empregado ou dirigente do Banco.
A empresa responsável pelo envio equivocado de mensagem a influenciadores digitais foi imediatamente notificada e está impedida de prestar qualquer serviço ao BRB.
O Banco reafirma seu compromisso com a comunicação ética e responsável. Ressalta, também, o respeito à independência editorial da imprensa e de formadores de opinião.
Assessoria de Imprensa BRB
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










