19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:37

Brasília vai comandar a Federação Nacional dos Médicos até 2023

Conselho de representantes escolheu Dr. Gutemberg como presidente. Carlos Fernando será o secretário-geral.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), Dr. Gutemberg, e o vice-presidente, Carlos Fernando, assumirão, em julho, a Presidência e a Secretaria Geral da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) para o quadriênio 2019/2023. Na vice-presidência ficou o presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, Otto Fernando Batista. O Conselho de Representantes da entidade elegeu a nova diretoria por unanimidade na última sexta-feira (31/05)

A nova diretoria assume em um momento delicado, em função das dificuldades impostas desde o fim da obrigatoriedade do imposto sindical. Mas a entidade seguirá representando a classe médica nos grandes debates nacionais sobre a Medicina, sobre o exercício profissional e a formação do médico e sobre as políticas de saúde no Brasil.

“Temos grandes focos de atenção questões urgentes, como a questão da revalidação de diplomas obtidos no exterior e a cobrança de qualidade nos cursos de Medicina oferecidos no País, a Carreira Médica de Estado e a reforma da Previdência, entre outras”, afirma Dr. Gutemberg, que destaca o maior protagonismo que o SindiMédico-DF assume nos próximos quatro anos.

Carlos Fernando encara de forma positiva os desafios à frente. “A Fenam tem a responsabilidade de representar a classe médica em instâncias onde os sindicatos de base não são sequer atendidos. Diante de um cenário político de grandes incertezas, é fundamental fortalecermos a nossa Federação”, enfatiza. “O momento agora é de união para enfrentarmos os desafios, que não são poucos”, convoca Dr. Gutemberg.

Houve uma discussão sobre supostas inconsistências no edital de convocação da eleição, mas o Mandado de Segurança para impedir a reunião do Conselho de Representantes pedido pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas não foi negado pela Justiça, que entendeu terem sido cumpridas todas as normas legais e que nenhuma irregularidade foi cometida na realização das eleições. Em conformidade ao Artigo 21 do Estatuto Social da FENAM, o Conselho de Representantes é composto por um delegado de cada sindicato e pela Diretoria Executiva da federação.

A nova diretoria da Fenam:

  • Presidente: Gutemberg Fialho
  • Vice-presidente: Otto Fernando Baptista
  • Secretário-geral: Carlos Fernando da Silva
  • Diretor de Finanças: Geraldo Ferreira Filho
  • Diretor de Assuntos Jurídicos: Lucia Maria de Sousa Aguiar dos Santos
  • Diretor de Comunicação: Marlonei Silveira dos Santos
  • Diretor de Relações Institucionais e Sindicais: Jorge Sale Darze
  • Diretor de Formação Profissional, Residência Médica e Educação Permanente: Adhemar de Figueiredo Neto
  • Diretor de Relações Trabalhistas: Robson de Azevedo
  • Diretor de Benefício e Previdência: Valdir Siroma
  • Diretor de Saúde Suplementar: Márcio Costa Bichara]
  • Diretor de Direitos Humanos: José Maria Pontes
  • Segundo secretário-geral: Manoel Marques
  • Segundo diretor de Finanças: Antônio Geraldo da Silva
  • Diretora adjunta: Franscine Leão Rodrigues Acar Pereira

Fonte: SindMédico-DF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...