Brasília será a primeira capital a hospedar profissionais do sistema penitenciário

Segunda etapa do programa Acolher visa proteger policiais penais que estão na linha de frente no combate à Covid-19 e atuam na Papuda

Os profissionais de execução penal que atuam na Papuda serão acolhidos para descansar após o dia de trabalho. Com essa medida, eles não precisam voltar para casa e, assim, reduzem as chances de transmitir a Covid-19 para seus familiares. Os servidores poderão se hospedar no Like U Hotel e no Kubitschek Plaza por meio do Programa Acolher, coordenado pela Secretaria de Turismo. Essa é a segunda fase do Programa, que iniciou com os profissionais da Secretaria de Saúde e agora se estende de forma inédita até os profissionais que atuam no Sistema Penitenciário do Distrito Federal. O anuncio foi publicado nesta quarta-feira (27), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

O Programa Acolher tem como missão cuidar da saúde ocupacional dos servidores da carreira de execução penal do DF, visando os afastamentos decorrentes da contaminação pelo Covid-19 e proporcionando maior segurança para que os profissionais não se tornem foco de transmissão junto a seus familiares, impactando diretamente na qualidade do serviço prestado no Sistema Penitenciário do Distrito Federal.

Os servidores irão se hospedar em apartamentos individuais (single), com café da manhã, almoço e jantar. Além disso, terão mais tempo para descansar pois conseguirão acessar facilmente os locais onde trabalham, dada a localização privilegiada dos hotéis. As vagas são destinadas aos profissionais lotados nos estabelecimentos penitenciários e residam com pessoas do grupo de risco e estejam envolvidos no atendimento presencial dos internos suspeitos ou diagnosticados com o coronavírus.

Os hotéis atenderam a todos os critérios e exigências estabelecidos no projeto básico elaborado pelo GDF, de acordo com a análise feita pela Setur-DF, além de ser a proposta mais vantajosa para o poder público. O contrato terá vigência de 30 dias a partir da sua assinatura, podendo ser prorrogado diante das necessidades para o enfrentamento da situação de emergência de saúde pública pelo coronavírus.

“Esta é uma forma de agradecimento e reconhecimento da importância desses profissionais. O GDF oferece mais uma forma de proteção para eles e os familiares, uma vez que muitos arriscam a vida diariamente por todos nós, moram com pessoas idosas ou com comorbidades. E é uma forma de movimentar o setor hoteleiro, atingido pela crise econômica que é o efeito colateral da Covid-19”, diz o vice-governador Paco Britto. “A Setur está empenhada nas ações que possam garantir o bem-estar, a proteção e o conforto para os agentes penais e a segurança para as suas famílias.  A medida também é providencial para a rede hoteleira. O setor do turismo é um dos mais impactados pela crise atual”, avalia a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

Exigências para a acomodação

Para garantir a segurança dos trabalhadores, o hotel deverá seguir um protocolo de prevenção e limpeza dos ambientes. Os ambientes de uso coletivo, como salas de televisão/cinema, jogos, piscina ou sauna devem permanecer fechados. O estabelecimento também deverá limpar e desinfetar todas as superfícies de contato frequentemente, especialmente maçanetas, corrimões, balcões, botões de elevadores, etc.

Balanço de casos no sistema penitenciário

De acordo com o último balanço divulgado pela SSP-DF, até a última segunda-feira (25), 81 agentes estão com teste positivo para o coronavírus, sendo que 141 já se recuperaram. O monitoramento diário  dos casos e vem analisado, levando em consideração os cenários de possíveis baixas em decorrência desta situação com o objetivo de evitar que os profissionais da segurança pública se tornem focos de transmissão.

O secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, reforçou a importância de uma gestão integrada no combate à pandemia. “Esta gestão entende que as medidas de prevenção à Covid-19 passam por ações interdisciplinares entre órgãos do GDF. Quando recebemos a categoria dos policiais penais e traçamos esse planejamento sobre o serviço de hotelaria, tivemos a Setur desde o primeiro momento ao nosso lado. Estamos sempre avaliando cenários para oferecer aos servidores da Segurança Pública a melhor estrutura preventiva que podemos”, destacou.

Profissionais de saúde

Os profissionais de saúde vinculados à Secretaria de Estado de Saúde inscritos no Programa Acolher começaram a chegar aos hotéis da holding Phenicia na sexta-feira (22). Até 250 profissionais podem ser beneficiados com a iniciativa. O Programa foi lançado na quinta-feira (21), por meio de uma cerimônia com número limitado de participantes devido à pandemia, para a assinatura do contrato de prestação de serviço.

Fonte: Agência Brasília

Carreta da Regularização inicia atendimentos em Samambaia nesta segunda-feira (11)

Por Kleber Karpov Moradores de Samambaia que buscam regularizar seus...

Sorteio do Nota Legal será dia 20 de maio com prêmios de até R$ 1 milhão

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) realizará,...

Roubos em ônibus no Distrito Federal caem 52% em 2025

Por Kleber Karpov O número de roubos no transporte coletivo...

Eleições 2026: eleitores interessados podem se inscrever para serem mesários voluntários

Por Kleber Karpov Os tribunais regionais eleitorais (TREs) iniciaram o...

Destaques

Carreta da Regularização inicia atendimentos em Samambaia nesta segunda-feira (11)

Por Kleber Karpov Moradores de Samambaia que buscam regularizar seus...

No Dia Mundial do Lúpus, especialista reforça importância de reconhecer os sintomas

Por Kleber Karpov Em alusão ao Dia Mundial do Lúpus,...

Sorteio do Nota Legal será dia 20 de maio com prêmios de até R$ 1 milhão

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) realizará,...

Roubos em ônibus no Distrito Federal caem 52% em 2025

Por Kleber Karpov O número de roubos no transporte coletivo...

IML identifica escoriação em nariz de Técnica em Enfermagem e Magno Malta alega cognição comprometida

Por Kleber Karpov Um laudo do Instituto de Medicina Legal...