Por Kleber Karpov
O transporte aéreo brasileiro alcançou um recorde histórico de movimentação no terceiro trimestre de 2025, ao transportar 33,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais. O volume, registrado entre julho e setembro, representa uma alta de 8,5%, o que equivale a 2,6 milhões de viajantes a mais que no mesmo período de 2024. O desempenho confirma a trajetória de expansão do setor, que acumula 54 meses consecutivos de crescimento e se mantém acima dos níveis pré-pandemia de 2019 (30,3 milhões).
Expansão e Infraestrutura
Com base em dados recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que o resultado reflete o bom momento do setor. O ministro atribuiu a expansão ao aumento da conectividade aérea e ao avanço das obras de modernização e requalificação da infraestrutura aeroportuária no país.
“Este é o melhor terceiro trimestre da série histórica. Se mantivermos esse ritmo de crescimento, o país deve bater novo recorde anual de passageiros em voos domésticos e internacionais. Estamos trabalhando para democratizar o transporte aéreo, levando mais conectividade e ampliando o acesso da população. Com novos investimentos e a requalificação de aeroportos em todo o país, os passageiros têm encontrado mais conforto e comodidade”, afirmou Silvio Costa Filho.
Desempenho dos Terminais
O crescimento da movimentação foi observado em todo o território nacional, impulsionado pelos principais aeroportos. Em São Paulo, o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) registrou 12,2 milhões de passageiros, um aumento de 8,5% sobre os 11,3 milhões de 2024. O Aeroporto de Congonhas (SP) também cresceu, passando de 5,8 milhões para 6,1 milhões de embarques e desembarques. Somados, os dois terminais paulistas movimentaram 18,4 milhões de viajantes.
Outros grandes centros de conexão (hubs) também apresentaram recuperação consistente. Terminais no Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Campinas (SP), Salvador (BA) e Fortaleza (CE) registraram aumento no fluxo de passageiros. Na região Sul, o Aeroporto de Porto Alegre (RS) retornou às estatísticas trimestrais, após a retomada gradual das operações que foram interrompidas pelas enchentes do segundo trimestre.
Projeção Anual
Apenas no mês de setembro, 10,8 milhões de passageiros foram transportados, volume 8,4% superior a setembro de 2024. Este número é o maior já registrado para o mês desde o ano 2000. O mercado doméstico foi responsável por 8,5 milhões de pessoas (+7,7%), enquanto o internacional transportou 2,3 milhões (+11,2%).
Em contrapartida à alta de passageiros, o transporte de cargas aéreas apresentou leve retração. O segmento doméstico registrou queda de 3,6% (38 mil toneladas) e o internacional, de 6,3% (71 mil toneladas).
No acumulado do ano, de janeiro a setembro, 95,5 milhões de passageiros utilizaram voos comerciais no Brasil. O número é 9,5% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. Se o ritmo atual for mantido, a projeção indica que o país deve encerrar 2025 com aproximadamente 130 milhões de passageiros transportados, consolidando um novo recorde anual da série histórica.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










