20.5 C
Brasília
13 jun 2025 13:08

Aulão de redação na Biblioteca Nacional de Brasília prepara candidatos para o vestibular 60+ da UnB

A dez dias da prova, 120 participantes aproveitaram as dicas de como elaborar uma redação dissertativo-argumentativa

Por Karol Ribeiro

Faltam 10 dias para o vestibular exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais, e 120 candidatos participaram nesta sexta-feira (30) de um aulão de redação gratuito na Biblioteca Nacional de Brasília. A atividade integrou a preparação para o processo seletivo da Universidade de Brasília (UnB), que oferece 215 vagas para o segundo semestre deste ano nos campus Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. Mais de mil pessoas idosas se inscreveram neste processo seletivo. O resultado final da seleção e a convocação dos aprovados saem em 15 de julho.

A ideia de oferecer um curso voltado para pessoas idosas surgiu com o objetivo de ampliar o acesso desse público à UnB e, ao mesmo tempo, aproximá-lo das atividades oferecidas pela biblioteca.  “Muitas pessoas dessa faixa etária passam por aqui e não conhecem a biblioteca. Queríamos trazê-las para dentro do nosso espaço e funcionou. Hoje, vemos muitos deles participando das nossas atividades culturais”, explicou a diretora da biblioteca, Marmenha Rosário.

Daqui a 10 dias os alunos irão disputar vagas em cursos dos campus Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Marmenha conta que esse público costuma ser muito comprometido e assíduo. “É um número muito pequeno de inscritos que acabam faltando. O retorno tem sido muito positivo. Muitos dizem que o projeto os ajudou a conquistar a vaga na universidade ou a melhorar as notas. Alguns contam que estão realizando um sonho de vida, que não puderam seguir antes por estarem cuidando da família ou trabalhando.”

A professora Paula Monteiro participa voluntariamente do projeto de preparação para o vestibular 60+ desde a criação. Ela destaca a importância do vestibular exclusivo para idosos como forma de reconhecer a capacidade e a produtividade dessa faixa etária, pois é uma iniciativa que coloca os idosos em um lugar de protagonismo, de realização pessoal e intelectual.

Antônio Brito sonha em estudar história na UnB: “Enquanto meus olhos estiverem piscando e a boca abrindo e fechando, pretendo fazer o curso”

Paula relata que a receptividade dos alunos tem sido positiva. “Eles são muito atenciosos, e hoje em dia é difícil manter a atenção de um aluno por tanto tempo. Com eles é diferente. Estão acostumados com lápis, caderno, e passam o tempo todo anotando, perguntando, participando. Eles realmente se comprometem”, afirmou.

A seleção ocorrerá por meio da aplicação de prova de redação em língua portuguesa. Para isso, durante o aulão, é passado para os estudantes como elaborar uma redação dissertativo-argumentativa, com foco na estrutura (introdução, desenvolvimento e conclusão), critérios de avaliação, regras do edital, planejamento do texto e dicas práticas de escrita. Também é apresentado possíveis exemplos de temas, além de orientações motivacionais para os participantes.

Teresinha Meneses buscou na volta aos estudos instrumentos para vencer uma depressão

Candidata ao vestibular 60+ da UnB, Teresinha Meneses, 66,  sonha em cursar Serviço Social. Ela conta que voltar a estudar transformou a própria vida. “Eu estava triste, em depressão, mas quando comecei a estudar, minha autoestima melhorou muito. Para a mente é muito importante”, afirmou. No último processo seletivo, Teresinha ficou em quarto lugar e voltou ao aulão com o objetivo de aprimorar ainda mais a preparação.

Um dos maiores desafios, segundo ela, tem sido adaptar a letra para caber nas 30 linhas exigidas pela redação. “Minha letra é grande, mas já estou conseguindo ajustar”. A escolha pelo curso de Serviço Social veio do desejo de ajudar o próximo. “Quero lidar com pessoas, dar apoio, oferecer acolhimento. O relacionamento humano é muito importante para mim”, conta.

Aulão

O aulão faz parte de um projeto maior da Biblioteca Nacional de Brasília que oferece aulas preparatórias para vestibulares, Enem e concursos públicos, todas gratuitas e ministradas por professores voluntários com alto nível de qualificação. Para quem não conseguiu participar presencialmente, o conteúdo está disponível no canal do YouTube da Biblioteca Nacional de Brasília.

Interessados em futuras edições podem acompanhar as novidades pelas redes sociais da instituição, que divulga, além dos aulões, outros cursos gratuitos.

 

 

IGESDF recebe SindSaúde-DF e reforça compromisso com diálogo e valorização dos profissionais

Por Pollyana Cabral Na tarde desta quinta-feira (12), o presidente...

Número de casos de síndrome respiratória é o maior dos últimos 2 anos

Por Douglas Corrêa O boletim semanal InfoGripe - divulgado hoje...

Caesb refuta reportagem sobre notificação de infração do IGESDF

Por Kleber Karpov Por meio de Nota à Imprensa, a...

Mortes por influenza na capital paulista crescem 127% este ano

Por Elaine Patricia Cruz Entre o início de janeiro e a...

Mutirões de saúde ocular vão atender pessoas em situação de rua

Por Paula Laboissière Pelo menos seis mutirões de saúde ocular...

Destaques

IGESDF recebe SindSaúde-DF e reforça compromisso com diálogo e valorização dos profissionais

Por Pollyana Cabral Na tarde desta quinta-feira (12), o presidente...

Número de casos de síndrome respiratória é o maior dos últimos 2 anos

Por Douglas Corrêa O boletim semanal InfoGripe - divulgado hoje...

Operação Coringa: Gaeco investiga organização criminosa na Novacap

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime...

Caesb refuta reportagem sobre notificação de infração do IGESDF

Por Kleber Karpov Por meio de Nota à Imprensa, a...