19.5 C
Brasília
05 dez 2025 08:02

Atenção Primária: Incentivo à vida saudável para 198 mil alunos da rede pública do DF

Programa Saúde na Escola bate recorde de atendimentos em 2022 e GDF planeja ampliar. Ações preventivas são realizadas com dentistas, médicos e outros profissionais

Por Humberto Leite

O Programa Saúde na Escola (PSE) encerra 2022 com 198.602 estudantes de 365 escolas do Distrito Federal atendidos pelas ações, realizadas em parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação. É a maior cobertura já atingida nos 15 anos de existência da iniciativa. Somente do fim de 2018 para cá, o número de unidades atendidas foi ampliado em 22% e o planejamento é continuar a expansão no biênio 2023-2024.

“Levar temáticas de saúde para dentro das escolas é fundamental para promover o bem-estar das crianças e dos adolescentes, além de evitar doenças no futuro”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. “Essa parceria é mais um cuidado que temos em relação à saúde dos nossos estudantes, tanto mental e emocional, quanto física. Até porque questões de saúde implicam diretamente no rendimento acadêmico e queremos que o aluno possa estar focado na aprendizagem”, ressalta a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

Entre as ações realizadas, estão iniciativas de saúde ocular, auditiva e bucal; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; saúde sexual e reprodutiva, com prevenção de infecções sexualmente transmissíveis; saúde ambiental, incluindo combate à dengue; promoção da cultura de paz e direitos humanos; alimentação saudável e combate à obesidade; promoção de atividades físicas; combate à covid-19; e prevenção das violências e de acidentes. O Programa Saúde na Escola inclui ainda o acompanhamento das carteiras de vacinação e a iniciativa de vacinação em unidades de ensino. As atividades são realizadas em parceria entre as escolas e as unidades básicas de saúde (UBSs) de cada região.

O dentista Daniel Duarte da Silva, da UBS 1 do Núcleo Bandeirante, conta que a equipe realiza ações educativas com quase dois mil alunos do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) JK e do Centro de Ensino Médio (CEM) Urso Branco, abrangente desde bebês de um ano até adolescentes de 18 anos. “O foco é a atividade coletiva, preventiva, de orientação”, explica.

Para isso, os servidores recorrem a técnicas como teatro, bonecos e bate-papo, além da distribuição de material educativo. Se for identificada uma situação que necessite de atendimento, a família da criança é orientada a buscar sua unidade básica de saúde de referência. Para o servidor, realizar esse tipo de atividade nas escolas é fundamental para a prevenção de quadros mais graves no futuro. “Estamos evitando a ocorrência de problemas”, ressalta Daniel.

Bate-papo sobre tabagismo em escola do Ensino Médio. Foto: Sandro Araújo – Agência Saúde-DF

Planejamento de expansão

Nessa quinta-feira (1º), na Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante, foi realizado o primeiro seminário do Programa Saúde na Escola da Região de Saúde Centro-Sul. O foco foi reunir gestores das unidades de saúde e de escolas, com o objetivo de planejar a ampliação da parceria para o biênio 2023-2024. Encontros semelhantes têm sido realizados em outras regiões do DF.

“Estamos em fase de expansão e fortalecimento do programa”, explica a coordenadora distrital do Setor Saúde do PSE, Sumara de Oliveira, servidora da Secretaria de Saúde. Ela conta que o programa já atende a 133 unidades de ensino classificadas como prioritárias – creches, unidades rurais, escolas com alunos em medida socioeducativa e escolas com pelo menos 50% dos alunos beneficiários do Auxílio Brasil – e outras 232 não prioritárias. “É o nosso recorde de cobertura e pretendemos ampliar”, destaca.

A integração entre os profissionais das duas áreas é ressaltada pelo coordenador distrital do setor educação do Programa Saúde na Escola, Timóteo Silva, servidor da Secretaria de Educação. “O PSE é um trabalho conjunto. Os professores atuam para ampliar o que a unidade básica de saúde realiza na escola”, acrescenta. Ações pedagógicas também têm se focado em assuntos relacionados à saúde, como atividades relacionadas à alimentação saudável e aos projetos de cultura de paz nas escolas.

Seminários reúnem servidores da saúde e da educação para planejar as ações do biênio 2023-2024. Foto: Sandro Araújo – Agência Saúde-DF

 



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...