28.5 C
Brasília
23 jun 2025 16:15

Artigo brasileiro aponta eficácia de 50,7% da CoronaVac

Segundo estudo, intervalo maior entre doses aumenta eficácia

Por Elaine Patricia Cruz

Um artigo enviado hoje (11) para revisão de pares e publicação na revista científica The Lancet aponta que a CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac contra a covid-19, tem eficácia de 50,7% para casos sintomáticos da doença, podendo chegar a 62,3% de eficácia quando há um intervalo maior entre as duas doses da vacina. A CoronaVac é uma das vacinas que vêm sendo aplicadas no Brasil por meio do Plano Nacional de Imunizações (PNI).

O valor é pouco maior do que já havia sido divulgado anteriormente pelo governo paulista. Em janeiro, o governo havia anunciado que a eficácia da vacina girava em torno de 50,38%.

Segundo o estudo que embasou o artigo, a eficácia global da vacina chegou a 62,3% quando a segunda dose foi aplicada em um intervalo superior a 14 dias da primeira dose. A segunda dose pode ser aplicada em um intervalo entre 14 e 28 dias.

Outro resultado divulgado no artigo é que a vacina tem uma eficácia entre 83,7% e 100% para os casos que requerem assistência médica. O dado superou o que o governo paulista havia anunciado anteriormente de eficácia para casos moderados, que girava em torno de 77,96%.

“Esse estudo corrobora o que já havíamos anunciado há cerca de três meses e nos dão ainda mais segurança sobre a efetiva proteção que a vacina do Butantan proporciona. Não resta nenhuma sombra de dúvida sobre a qualidade do imunizante”, disse Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, por meio de nota.

O artigo também aponta que a vacina, que é produzida com vírus inativado, protege contra as variantes P.1 (de Manaus) e P.2 (Rio de Janeiro).

O estudo com a vacina e que embasou o artigo foi feito entre os dias 21 de julho e 16 de dezembro de 2020, envolvendo 12.396 participantes voluntários de 16 centros de pesquisa no Brasil. Todos eles receberam ao menos uma dose da vacina ou placebo. Desse total, houve 9.823 participantes que receberam as duas doses. O estudo agora será revisado pelos pares.

Brasileira cai durante trilha a vulcão Rinjani na Indonésia e aguarda resgate há 300 metros da borda

Por Luciano Nascimento A embaixada brasileira em Jacarta, capital da...

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

Por Ana Cristina Campos O governo brasileiro vê com grave...

Vítimas tentavam desembarcar quando balão voltou a subir, diz delegado

Por Felipe Pontes O delegado-geral Ulisses Gabriel, chefe da Polícia...

Após tragédia, governo quer avançar em regulamentação do balonismo

O Ministério do Turismo informou por meio de nota...

Congresso aprova uso de emendas para salários de profissionais da saúde

O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (17) um projeto...

Inverno aumenta preocupação com vírus respiratórios

Por Tâmara Freire Os casos de síndrome respiratória aguda grave...

Destaques

Brasileira cai durante trilha a vulcão Rinjani na Indonésia e aguarda resgate há 300 metros da borda

Por Luciano Nascimento A embaixada brasileira em Jacarta, capital da...

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

Por Ana Cristina Campos O governo brasileiro vê com grave...

Biblioteca Nacional de Brasília abre inscrições para cursos gratuitos de inglês

Por Adriana Izel A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) abre,...

Campus Party Brasil encerra edição em Brasília com foco em inovação, tecnologia e busca por novos talentos

Por Thaís Miranda Depois de cinco dias de programação, a...

Vítimas tentavam desembarcar quando balão voltou a subir, diz delegado

Por Felipe Pontes O delegado-geral Ulisses Gabriel, chefe da Polícia...