19.5 C
Brasília
03 fev 2026 05:30

Aprova VP oferece cursos gratuitos de tecnologia para moradores do Distrito Federal

Iniciativa democratiza acesso conhecimento economia digital jovens adultos

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) lançou o projeto Aprova VP para oferecer capacitação tecnológica gratuita a moradores do Distrito Federal (22/Jan). A iniciativa disponibilizou cursos on-line com carga horária de 66 horas para jovens e adultos a partir de 16 anos. O programa ocorreu em parceria com o Instituto Planalto para reduzir desigualdades educacionais e promover a inclusão digital em regiões vulneráveis. A plataforma de aprendizagem permite o acesso flexível aos conteúdos gravados durante três meses.

O ambiente virtual de aprendizagem próprio abriga as aulas e materiais didáticos da formação técnica. Os participantes devem receber certificados de conclusão após cumprirem as metas pedagógicas estabelecidas na plataforma. A estrutura permite que até 500 alunos integrem cada turma de forma simultânea no sistema digital de ensino. O lançamento oficial da ferramenta contou com uma palestra explicativa sobre os impactos da economia digital na carreira profissional contemporânea.

A gestão pública buscou preparar o cidadão para as exigências técnicas do mercado de trabalho moderno. Rafael Vitorino destacou que a ferramenta deve fortalecer o ecossistema de inovação em todo o território distrital. O investimento na formação de talentos deve impulsionar o desenvolvimento sustentável da capital federal. A democratização do conhecimento tecnológico serviu como base para a redução das lacunas educacionais verificadas na sociedade.

“O Aprova VP é um exemplo de como a tecnologia pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social. Estamos levando qualificação de qualidade para quem mais precisa, preparando cidadãos para os desafios do mercado de trabalho e fortalecendo o ecossistema de inovação do Distrito Federal”, afirmou Rafael Vitorino.

Inclusão e cidadania digital

A plataforma de ensino permaneceu aberta para novas inscrições de interessados que possuam a idade mínima de 16 anos. A Secti-DF fiscaliza e apoia a execução do conteúdo para garantir a excelência da educação a distância ofertada. O projeto representou um avanço nas políticas de cidadania digital para a população brasiliense. A flexibilidade do modelo on-line permitiu que o aprendizado ocorra conforme a disponibilidade de tempo de cada usuário cadastrado.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site aprovavp.com.br até o preenchimento de todas as vagas disponíveis.

Serviço: Aprova VP – Cursos gratuitos de tecnologia

Público-alvo: pessoas a partir de 16 anos
Inscrições: www.aprovavp.com.br.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Hackathon: 128 inscritos entram na disputa por soluções para modernizar o Participa DF

Por Redação O 1º Hackathon em Controle Social do Governo...