20.5 C
Brasília
13 fev 2026 00:22

Após colocar STF no olho do furacão, Toffoli deixa relatoria do caso Master

Toffoli renuncia à relatoria de inquérito do Banco Master no STF, após reunião capitaneada por Edson Faquin, presidente do STF com todos os ministros da Corte.

Por Kleber Karpov

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, renunciou à relatoria do inquérito que investiga fraudes bilionárias envolvendo o Banco Master, na noite desta quinta-feira (12/Fev). A decisão ocorreu após uma reunião de três horas convocada pelo presidente da Corte, ministro Edson Fachin, para dar ciência aos demais membros sobre o relatório da Polícia Federal (PF) com menção a Toffoli e sobre a defesa apresentada pelo ministro, a culminar em uma série de eventos que geraram críticas à sua permanência como relator do caso.

A situação de Toffoli recaiu em questionamentos, no mês anterior, quando matérias jornalísticas informaram ter a PF, encontrado irregularidades em um fundo de investimento associado ao Banco Master. Este fundo adquiriu participação no resort Tayayá, localizado no Paraná, de propriedade de familiares do ministro.

A PF relatou ao Fachin, na segunda-feira (9/Fev), a descoberta de menção ao nome de Toffoli em uma mensagem no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, ex-dono do Master. O aparelho do banqueiro foi apreendido durante uma operação de busca e apreensão. A menção foi mantida sob segredo de Justiça. Em resposta, Fachin instaurou processo interno e notificou o realtor do processo no STF para que apresentasse defesa.

Reunião e pedidos de afastamento

Na tarde desta quinta-feira, Fachin convocou reunião com os ministros da Corte para discutir o relatório da PF e a defesa de Toffoli. O encontro contou com a participação de todos os magistrados, desses, André Mendonça e Luiz Fux, por videoconferência. Sob pressão e novas reportagens da Imprensa, mais cedo, o ministro chegou a divulgar nota à imprensa, em que confirmou ser um dos sócios do resort Tayayá, embora tenha negado ter recebido qualquer valor ou mesmo ter relações próximas a Vorcaro.

Suspeição

Também nesta quinta-feira, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) protocolou um pedido na Procuradoria-Geral da República (PGR) para que solicitasse ao STF a suspeição de Toffoli na relatoria do inquérito do Banco Master. O parlamentar, que também é relator da CPI sobre o crime organizado, pediu uma investigação específica sobre a relação entre o ministro e a empresa Maridt Participações S. A., controlada por seus familiares.

“A existência de um vínculo comercial em que o julgador figuraria, em tese, como beneficiário de recursos pagos pelo investigado mitigaria de forma intensa a imparcialidade do ministro Dias Toffoli.” embasou Vieira no requerimento à PGR.

Vieira argumentou ainda que “A manutenção da relatoria nas mãos do magistrado em tela, em meio a indícios progressivamente relatados pela imprensa, ofenderia, de uma só vez, o princípio do devido processo legal e a própria moralidade administrativa”. A reunião dos ministros do STF foi suspensa às 19h e retomada às 20h do mesmo dia.

A decisão do STF

Após a retomada, e com o encontro durando cerca de três horas, os ministros tomaram ciência de todo o material. Apesar de Toffoli ter pedido para permanecer na relatoria durante a defesa, aceitou deixar o comando do processo, ao ceder à pressão. Com a saída, caberá a Fachin redistribuir o caso para um novo relator.

O STF emitiu uma nota oficial assinada por dez ministros em que eximem haver de Toffoli em relação ao caso Master, e anunciam a redistribuição do processo, que deve permanecer no STF.

Confira a nota na íntegra:

Nota oficial dos dez ministros do STF

Os dez Ministros do Supremo Tribunal Federal, reunidos em 12 de fevereiro de 2026, considerando o contido no processo de número 244 AS, declaram não ser caso de cabimento para a arguição de suspeição, em virtude do disposto no art. 107 do Código de Processo Penal e no art. 280 do Regimento Interno do STF.

Reconhecem, assim, a plena validade dos atos praticados pelo Ministro Dias Toffoli na relatoria da Reclamação n. 88.121 e de todos os processos a ela vinculados por dependência.

Expressam, neste ato, apoio pessoal ao Exmo. Min. Dias Toffoli, respeitando a dignidade de Sua Excelência, bem como a inexistência de suspeição ou de impedimento. Anote-se que Sua Excelência atendeu a todos os pedidos formulados pela Polícia Federal (PF) e pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Registram, ainda, que a pedido do Ministro Dias Toffoli, levando em conta a sua faculdade de submeter à Presidência do Tribunal questões para o bom andamento dos processos (RISTF, art. 21, III) e considerados os altos interesses institucionais, a Presidência do Supremo Tribunal Federal, ouvidos todos os Ministros, acolhe comunicação de Sua Excelência quanto ao envio dos feitos respectivos sob a sua Relatoria para que a Presidência promova a livre redistribuição.

A Presidência adotará as providências processuais necessárias, para a extinção da AS e para remessa dos autos ao novo Relator.

Assinam:
Luiz Edson Fachin, Presidente
Alexandre de Moraes, Vice-Presidente
Gilmar Mendes
Cármen Lúcia
Dias Toffoli
Luiz Fux
André Mendonça
Nunes Marques
Cristiano Zanin
Flávio Dino

xyz-ihs snippet=”KLEBER-KARPOV”

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6×1

Por Kleber Karpov Uma pesquisa da Nexus - Pesquisa e...

Blocos de carnaval do DF terão distribuição de preservativos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Diagnóstico rápido e tratamento especializado à leuciemia

Por Kleber Karpov O Hospital de Base do Distrito Federal...

DF amplia em 157% a oferta de hemodiálise e garante 180 vagas para pacientes renais

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou um marco histórico...

MPDFT e MP de Portugal assinam acordo para fortalecer atuação conjunta

Por Kleber Karpov O Ministério Público do Distrito Federal e...

Nova CNH: Detran regulamentada atuação de instrutores de trânsito

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

IGESDF amplia pesquisas e reforça protagonismo feminino na ciência

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Mulheres atuam na vanguarda da pesquisa em saúde pediátrica no Hospital da Criança

Por Kleber Karpov Pesquisadoras do Hospital da Criança de Brasília...

Destaques

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6×1

Por Kleber Karpov Uma pesquisa da Nexus - Pesquisa e...

Blocos de carnaval do DF terão distribuição de preservativos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Diagnóstico rápido e tratamento especializado à leuciemia

Por Kleber Karpov O Hospital de Base do Distrito Federal...

DF amplia em 157% a oferta de hemodiálise e garante 180 vagas para pacientes renais

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou um marco histórico...

MPDFT e MP de Portugal assinam acordo para fortalecer atuação conjunta

Por Kleber Karpov O Ministério Público do Distrito Federal e...