18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:17

Após 9 anos de ‘agonia’, Sintes-DF deve acionar SindSaúde-DF junto ao MPT

Funcionários do SindSaúde-DF questionam gastos com contratações de novos funcionários, aluguel de nova sede 'misteriosa' no Lago Sul e realização de festa de fim de ano enquanto estão com proventos em atraso

Por Kleber Karpov

O Sindicato dos Trabalhadores de Entidades Sindicais do Distrito Federal (Sintes-DF) deve compor um Comitê de Negociação para representar denúncia e pedir mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT), para tentar resolver o que classifica de “situação caótica” protagonizada por parte do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do DF (SindSaúde-DF). A referência se dá aos mais de nove anos  a depender de acionar da Justiça para garantir que os funcionários ativos, ou demitidos, recebam pagamentos. Por outro lado, servidores acusam a entidade de realizar contratações de filhos de diretores e “de funcionários de confiança”, além de montar uma “nova sede administrativa” e até fazer festa de fim de ano.

Cedida ao PDNews
Cedida ao PDNews

A mensagem foi encaminhada pelo Sintes-DF a funcionários do SindSaúde-DF, em decorrência dos reiterados atrasos de salários e de outros benefícios, a exemplo do 13° Salário, ainda que provenientes de acordos na Justiça. Informações essas repassadas ao PDNews, sob sigilo de identidade, por medo de retaliação.

Práticas administrativas com ‘sede seletiva’

Revoltada, a fonte, explicou que a banda ‘nobre’ do SindSaúde-DF participou de uma festa de amigo oculto, realizada pelo sindicato com um seleto grupo de funcionários “de confiança”. Evento esse realizado, na “nova sede administrativa” situada na casa 8 de uma quadra da QI 29 no Lago Sul. Enquanto os ‘plebeus’, por sua vez, considerada uma espécie de ‘banda podre’, críticos à gestão da entidade, tiveram dia normal de expediente de trabalho na sede da entidade no Conic, situado no Setor de Diversões Sul.

Em tempo, o endereço da “nova sede administrativa” do SindSaúde-DF é mantido a sete chaves, onde somente a cúpula da diretoria do Sindicato e, alguns funcionários de confiança da TI, imprensa e jurídico sabem o endereço e frequentam o local.

“Eles ficam escondidos lá para que os sindicalizados não possam ir cobrar os precatórios e também porque eles vão querer saber com a Marli [presidente interina do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues] consegue manter escritório no novo endereço, se o sindicato não tem dinheiro.”, explicou a fonte de PDNews.

Contratações atípicas

Ainda de acordo com a fonte, se soma a tais práticas administrativas, em contraste a falta de recursos para pagamentos de proventos dos funcionários, a contratação de novos colaboradores. Boa parte desses, filhos de diretores ou de ‘funcionários de confiança’ da entidade.

segundo fonte que reclama estar sem receber o  pelo segundo ano consecutivo, um cenário atípico pois, enquanto o SindSaúde-DF está com diversos funcionários a receber pagamentos atrasados, parcelados e sem reajustes a anos, a entidade sindical inflou a folha com a contratação

“Eu queria saber como que o Sindicato que vive com nossos salários e 13° Salários atrasados, contratam vários filhos de diretores e de funcionários de confiança do Sindicato. Eu espero que o Ministério Público [do Trabalho] cobre essas informações e peça a relação atual dos funcionários do Sindicato pois vão ver que está cheio de filhos do diretor A, do diretor B, do advogado funcionário de confiança e nós estamos aqui doentes, sofrendo assédio e com salários atrasados.”, desabafou outra fonte de PDNews. também sob sigilo de identidade.

Com a palavra, a direção do SindSaúde-DF.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...