25.5 C
Brasília
05 dez 2025 15:21

Após 25 anos, ex-presidente do Cofen é condenado por assassinato de casal de enfermeiros

Em nota Conselho Federal comemora Justiça feita para Edma e Marcos Valadao que denunciaram praticas de crimes realizados pelo ex-presidente do Cofen Gilberto teixiera

Por Kleber Karpov

Entidades ligadas a Enfermagem comemoraram o desfecho da condenação do ex-presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) Gilberto Linhares Texieira, a 26 anos de prisão em regime fechado.  O ex-conselheiro foi autor do assassinato do casal de  enfermeiros Edma Rodrigues Valadão e Marcos Otávio Valadão, em 1999.

Então presidenta do Sindicato de Enfermeiros do Rio de Janeiro, Edma Rodrigues, à época, denunciou, juntamente com o marido, práticas de crimes cometidos por Teixeira, à época, a frente do Cofen. Denúncias essas que acabaram, em retaliação e resultaram no assassinato do casal, em 20 de setembro de 1999, alvejados com tiros a queima roupa, na Avenida Marechal Rondon (RJ).

Em reportagem da Folha, à época, apontava o presidente do Sindicato dos Médicos do Município do Rio, Jorge Darze, disse que Edna Rodrigues e Marcos Valadão “estavam dentro de um carro a caminho do trabalho, quando foram fuzilados por quatro homens em duas motos, por volta das 9h30”.

Reportagem sobre o assassinato do casal  – Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2109199920.htm

Não foi em vão

Embora o casal tenha sido assassinado, as denúncias repercutiram na deflagração da Operação Predador, da Polícia Federal  e consequentemente, na prisão, em 2005, do conselheiro e outros 17 dirigentes nacionais e estaduais, acusados de formação de quadrilha, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, desvio de aproximadamente R$ 50 milhões. Os acusados cumpriram pena de cinco anos pelos crimes cometidos.

Virada de página

A direção do Cofen, por meio de Nota Oficial publicada na quinta-feira (18/Abr), comemorou a decisão do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, ainda que após 25 anos do assassinato do casal. “Diante do desfecho do caso, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren se unem aos familiares, amigas e amigos das vítimas, na expectativa de que a pena seja cumprida e, assim, essa página triste da história da Enfermagem seja virada.”.

O Cofen no entanto atribui, ‘in memoriam’, que o trágico desfecho com o assassinato de Edma Rodrigues e de Valadão, acabaram por banir a “profissão das páginas policiais”, além de tornar o Conselho, em uma referência.

“Em memória de Edma e Marcos, é importante registrar: “a morte de vocês inaugurou um novo tempo para a Enfermagem brasileira, em perspectiva de uma genuína revolução profissional, alavancou o banimento da profissão das páginas policiais e elevou Autarquia à posição de referência que ocupa hoje”.

“Tristemente, a vida dos companheiros Edma e Marcos não teremos de volta. Contudo, a elucidação do crime e a condenação do autor permitirão às vítimas descansarem em paz e às famílias terem mais conforto. A Enfermagem os abraça pelos serviços prestados.”, conclui o Cofen em Nota.

Perseguições

A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Nacional) fez um resgate histórico e lembrou as perseguições, ameaças e processos judiciais contra o casal e diretores da ABEn-RJ e do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnf-RJ), casos esses denunciados por Marcos Valadão, durante uma conferência da categoria.

“Na conferência, Marcos Valadão fez um discurso no qual denunciou perseguições, processos e ameaças que o casal e as diretorias da ABEn-RJ e do sindicato vinham sofrendo por parte de dirigentes do Cofen e do Coren-RJ. Marcos disse ainda que sabia que corria risco de vida, mas que não iria recuar e pediu providência às autoridades fluminenses.”, pontuou a ABEn Nacional.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...