25.5 C
Brasília
05 dez 2025 18:42

Alunos recebidos na CLDF conseguem posição oficial do DFTrans

A presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputada Celina Leão, recebeu, na noite de quarta-feira (4), na presidência da Casa, alunos da Universidade de Brasília (UnB) que reivindicam a liberação do passe estudantil, benefício ao qual têm direito, mas por problemas no recadastramento, muitos estão sem receber o benefício.

O encontro foi proposto pelo deputado Wellington Luiz, e contou ainda com a presença do líder do governo na CLDF, deputado Julio César, assim como o secretário de Transporte, Marcos Dantas, e o presidente do DFTrans, Léo  Carlos Cruz.

Durante o encontro, que visa restabelecer o impasse que tem feito com que estudantes ocupem o posto de atendimento do DFTrans na rodoviária do Plano Piloto, desde quinta-feira, dia 28 de abril, os estudantes tiveram oportunidade de fazer questionamentos, assim como os responsáveis pelas pastas, de justificar mudanças que fizeram com que atrasasse a entrega dos cartões de Passe Estudantil. “Eles querem a redução do tempo de espera para receber os cartões do Passe Livre Estudantil, assim como o fim do limite de 54 usos mensais do benefício e a inclusão de estudantes que moram no Entorno no programa”, exemplificou Celina, defendendo que a reivindicação é justa. E completou: “cobramos, do DFTrans, um posicionamento para que os estudantes não continuem sem acesso ao benefício ao qual têm direito”.

Celina Leão ouviu os dois lados e teve a oportunidade de citar o exemplo de uma ex-estagiária da CLDF, que a procurou, há poucos dias, junto com a mãe, para falar sobre o prejuízo para os pais, quando os alunos não conseguem receber o passe estudantil. “Ela me pediu apoio junto ao DFTrans, porque desde que realizamos o Câmara em Movimento, na UnB da Ceilândia, que ouvimos diversas reclamações e como isso onera muitas famílias, que não contavam com essa despesa extra”, reclamou a parlamentar.

De acordo com Marcos Dantas, há um cadastro de 230 mil estudantes no DF, mas apenas 90 mil foram validados. Enquanto que dos 18 mil estudantes da UnB, 9 mil foram validados.

Depois de uma discussão de mais de uma hora, Léo Cruz e Marcos Dantas se comprometeram. A resolver a questão até o dia 15 de maio, mas não só dos estudantes da UnB, mas de todos os do DF que foram prejudicados com o recadastramento.

Após o encontro, o universitário Victor Aguiar, estudante de Direito, disse que foi proveitoso e que com a presença dos deputados distritais, os alunos conseguiram um compromisso do governo e agora, acredita que a situação vai ser resolvida e não haverá mais prejuízo para os estudantes. “Já tivemos muitos prejuízos, mas, felizmente, estamos, agora, com um compromisso que vai permitir que possamos ter o passe estudantil de novo”, comemorou o estudante.

Ronald Barbosa, ex-aluno da UnB, que intermediou a reunião, disse que o mais importante foi estar restaurando essa função do parlamento que cria o diálogo de forma que possamos avançar nas pautas e avançarmos no compromisso como esse, marcado para o dia 15 de maio. Até o momento os estudantes não tinham uma posição oficial e que, no segundo semestre não haverá mais problemas. É uma vitória para todos, não só como estudantes, mas como cidadãos. E ver a UnB protagonizando um encontro como esse, mostra que o DCE não se esgotou por aqui”.

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...