Por Kleber Karpov
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) alcançou 3.670 pessoas em 11 regiões administrativas com ações educativas realizadas entre sexta-feira (12/Dez) e domingo (14/Dez). A programação reuniu atividades de educação para o trânsito, cidadania e inclusão social. O evento de maior destaque e público foi a 11ª edição do Natal Solidário, realizado em Ceilândia (P Norte).
A Ação de Natal Solidário reuniu aproximadamente 700 pessoas, configurando-se como a atividade com maior público do fim de semana. O evento incluiu espetáculo teatral e entrega de material educativo, além de abordagens lúdicas voltadas à segurança viária. As orientações focaram na circulação em via pública, no comportamento seguro no trânsito e no uso adequado da bicicleta.
Projetos educativos
Ao longo do fim de semana, o Detran-DF também participou da 66ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, que ocorreu no Guará II. Além disso, a autarquia realizou o “Café na Faixa” em Santa Maria e no Plano Piloto, e o projeto “Pneu Seguro”, em Samambaia, que visa a conscientização dos condutores.
O Projeto Rolê Consciente também integrou a programação. Ele percorreu as regiões do Paranoá, São Sebastião e Taguatinga Sul. Foram oferecidas palestras e intervenções artísticas sobre os riscos da mistura de álcool e direção, alcançando mais de 1.100 pessoas. As ações foram ampliadas com a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) nas Cidades, em Águas Claras, e outras atividades em Brazlândia, no Plano Piloto, no Guará II e nos projetos “Detran nos Shoppings” e “Detran nos Parques”.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










