Abertas inscrições a 4 cursos técnicos do Programa Novos Caminhos

Secretaria de Educação oferece 595 vagas, abertas de 12 de março a 4 de abril, para quem estuda ou já concluiu esse tipo de formação

As inscrições on-line para os cursos técnicos do Programa Novos Caminhos estarão abertas no período de 12 de março até 4 de abril. São 595 vagas para diversas especialidades.

Podem se inscrever estudantes que estiverem cursando o ensino médio, prioritariamente da 2ª série, que tenham entre 15 e 19 anos, e interessados que já concluíram a formação nesse nível, sem limite de idade.

O Programa Novos Caminhos, antigo Pronatec, é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) realizada em parceria com as secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal.

10%Vagas destinadas a candidatos com deficiência ou em situação de vulnerabilidade e risco social

Para estudantes do ensino médio, são, ao todo, 295 vagas nos cursos técnicos de informática; produção de moda; administração; manutenção e suporte de informática; e controle ambiental. Terão prioridade os candidatos que estão na 2ª série e, caso sobrem vagas, serão destinadas aos demais estudantes de ensino médio.

Em relação aos cursos subsequentes, previstos para os demais interessados, as oportunidades são de técnico em saúde bucal; logística; eventos; programação de jogos digitais; informática e telecomunicação, em um total de 300 vagas.

Transferência de renda

Há vagas para a modalidade presencial e a distância, a depender do curso, sendo preferencialmente para aqueles que fazem parte de famílias de baixo poder aquisitivo inscritas em programas de transferência de renda do governo federal ou distrital. Além disso, 10% das vagas serão destinadas a candidatos com deficiência ou em situação de vulnerabilidade e risco social, tais como violência, medidas socioeducativas, em acolhimento institucional, entre outras.

As aulas começam em 4 de maio. Em relação às atividades presenciais, o calendário vai seguir a orientação da Secretaria de Educação do DF, que serão anunciadas oportunamente, conforme as regras de enfrentamento à covid-19.

Lista de cursos

Segue a lista de cursos oferecidos pelo Programa Novos Caminhos

Inscrições

Para se inscrever, basta preencher o formulário. Acesse os links:

Estudantes da do ensino médio — https://forms.gle/SAsarLasn1Y5mMYz6

Demais interessados — https://forms.gle/XBd6CjeCBSxUVotG7

Atenção: → Em caso de empate entre os selecionados, o primeiro critério de desempate será a preferência pelo candidato que tiver mais idade, seguido pelo local de moradia (proximidade com o local onde as aulas serão ministradas).

Resultado e matrícula

A listagem com os candidatos selecionados será divulgada no dia 12 de abril, no site da Secretaria de Educação.

A confirmação da matrícula será de 14 a 20 de abril, por meio da unidade escolar em que o interessado for contemplado. A forma de confirmação, se por meio eletrônico ou outro, será anunciada por ocasião da divulgação do resultado.

Confira os cursos, a carga horária e o local de oferta

Novos Caminhos

A ação tem como principal objetivo fomentar a qualificação profissional e ampliar as oportunidades de inserção no mundo do trabalho. As aulas são ministradas por professores bolsistas do programa, das próprias secretarias de educação.

Saiba mais: http://portal.mec.gov.br/novoscaminhos

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...