18.5 C
Brasília
21 mar 2026 02:51

Com Noroeste e Água Quente, DF tem 40 Conselhos Comunitários de Segurança

Governo também estuda novos Consegs para monitorar a área central de Brasília e combater a violência nas escolas

Por Ian Ferraz

Elo entre a comunidade e as forças de segurança pública, os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) receberam o apoio do governador Ibaneis Rocha nesta quinta-feira (18). O chefe do Executivo local destacou a importância do trabalho comunitário na construção e solução das demandas da sociedade ao assinar a criação de conselhos no Noroeste e em Água Quente.

“Sou filho da sociedade civil, onde atuei à frente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). É a sociedade civil organizada que traz as melhores informações para a melhor tomada de decisões”, avalia o governador.

Ainda segundo Ibaneis Rocha, as demandas levadas pela população são essenciais para nortear o trabalho das forças de segurança pública. “As ações de governo devem ser baseadas nas forças de segurança e também captadas por quem vive com a sociedade, tem contato com os comerciantes, convive com a população nas ruas e é daí que vem a importância da valorização dos Consegs”, acrescenta.

O governador Ibaneis Rocha destaca: “As ações de governo devem ser baseadas nas forças de segurança e também captadas por quem vive com a sociedade, tem contato com os comerciantes, convive com a população nas ruas e é daí que vem a importância da valorização dos Consegs” | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a integração com a comunidade tem efeito direto na redução dos crimes nos últimos anos. Dados recentes apontam que o DF atingiu a menor taxa de homicídio dos últimos 45 anos e também diminuiu os crimes contra o patrimônio em 49%. Parte desse trabalho é efeito da atuação dos Consegs como uma espécie de farol nas cidades. “Essa aproximação com a comunidade e diversas áreas de Estado é fundamental para transmitir sensação de segurança para a população. Os representantes dos Consegs sabem onde devemos fazer um esforço prioritário e os resultados acabam aparecendo”, avalia o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

“Os moradores são muito necessitados na segurança e na saúde. Então, vamos precisar muito desse apoio do governo, tenho certeza que vai fazer muita diferença”Sandra Maria, presidente do Conseg de Água Quente

Além da criação dos conselhos de Água Quente e Noroeste, a SSP estuda ter unidades temáticas, como uma para cuidar da área central de Brasília e outra para monitorar e combater a violência no ambiente escolar.

Presidente do Conseg de Água Quente, Sandra Maria elogiou o apoio dado à recém-criada região administrativa. “É importante, porque o Conseg preza pela segurança dos moradores. Eles são muito necessitados na segurança e na saúde. Então, vamos precisar muito desse apoio do governo, tenho certeza que vai fazer muita diferença”, aponta.

O Distrito Federal conta atualmente com 40 Conselhos Comunitários de Segurança

Para o Noroeste, a representante Leila Ornelas acredita ser um passo de empoderamento para a região, atualmente atrelada ao Plano Piloto. “Temos esse anseio de cuidar de forma mais específica do bairro e a criação do Conseg é um avanço para cuidarmos das mais de 20 mil pessoas que moram lá”, acredita.

“Temos esse anseio de cuidar de forma mais específica do bairro e a criação do Conseg é um avanço para cuidarmos das mais de 20 mil pessoas que moram lá”Leila Ornelas, presidente do Conseg do Noroeste

Os Consegs são responsáveis por acolher reclamações, denúncias, sugestões e informações para, em seguida, encaminhá-las à SSP, responsável por intermediar esse elo entre a sociedade e o governo. Assuntos de desordem pública, qualidade de vida e criminalidade costumam ser debatidos nas reuniões ao longo do ano.

Eles têm caráter consultivo, sem fins lucrativos e de cooperação voluntária, e atuam como espaços para discussão e análise de problemas que impactam a área de segurança pública. Também auxiliam os órgãos de segurança no monitoramento, na avaliação e na gestão dos resultados alcançados.

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...