17.5 C
Brasília
29 abr 2024 05:25


Pediatra critica transferência de neonatologia do Hospital Regional do Gama para o de Santa Maria

Por Kleber Karpov

Um áudio atribuído supostamente a uma pediatra da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) que não pode ser identificada,  lotada no Hospital Regional do Gama (HRG), circula em grupos do aplicativo mobile, Whatsapp, e chama atenção por expor possíveis problemas graves com a recente transferência da neonatologia para  o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).

Política Distrital degravou todo o áudio que demonstra uma série de problemas e preocupações da pediatra que, em um futuro não muito distante, conforme alerta a suposta médica que não se identificou, pode ocasionar.

A crítica ocorre cinco dias após a SES-DF transferir o Centro Obstétrico do HRG para o HRSM, o que deixou muitos servidores revoltados por serem transferidos de uma unidade para a outra, o que consideraram intransigência por parte do secretário de Saúde, Humberto Fonseca.

O blog pontuou tais preocupações, dentro da narrativa da suposta pediatra.do HRG.

Confira o Áudio na íntegra:

 

Falta de pediatras

Acabei de chegar de um plantão no Gama, que eu passei a noite toda sozinha, não tinha mais ninguém comigo. Subi e desci a escada, sei lá, mais de dez vezes… Tô com dor no corpo, parece que passei a noite toda apanhando (SIC).

Fechamento de berçário no HRG

Lembra que eu falei que eles queriam fechar o berçário, mandar tudo pra Santa Maria? Pois eles fizeram isso realmente… Avisaram a gente dessa forma truculenta, sem nem um preparo, e na quinta-feira começaram, começaram quarta[feira] e levaram sete incubadoras, deixaram os meninos lá tudo em bercinho de plástico frio… As mães denunciaram saíram no DF TV… Depois ontem foram, deram algumas voltas levando as incubadoras e os meninos, e as mães amontoadas, dois a três em cada ambulância.  Um horror… Aí abre a porta, sai carregando tudo… Parece que a gente foi despejada da nossa própria casa que a gente viveu a vida inteira… Um berçário de 35 anos, uma UCIN que é a Únidade de Cuidados Intermediários, com 16 leitos mais 16 leitos lá fora, pros meninos que estão acabando o antibiótico… Assim… Jogado no lixo. Foi levado pra Santa Maria aberta, acho que ontem né, esses 15 leitos agora são de lá. Nós não temos mais berçário no gama (SIC).

Redução de capacidade de atendimento no HRG

Dos 800 partos que nós tinhamos por mês vão voltar a ter 500 porque com o CO [Centro Obstétrico] de Santa Maria aberto vai voltar a ter parto lá e nós vamos ficar com 500 partos por mês, pouquíssimos pediatras, sem lugar pra colocar os bebês, com 5 bercinhos de plástico pra ficar esperando vaga em UTI. E eles dizendo que… Ou em UCI né? E eles dizendo que vai ter duas ambulâncias a disposição e que os bebês não ficarão mais de 12 horas esperando por uma vaga. Como é que a gente pode acreditar nisso?

Desmotivação

Vai morrer tanta criança… E nós onze da equipe, um já aceitou ir pra lá e começa amanhã lá. Nós outros dez estamos sem conseguir fechar uma escala, sem saber o dia de amanhã… A escala de abril já tinha que ser entregue… Tiraram o cara que ia fazer o domingo da páscoa. E olha… Eu sinceramente nunca vivi isso na minha vida 22 anos e nunca tive dias tão ruins na medicina. É assim… A gente acorda com dor no corpo, com dor de cabeça, com mal estar, uma angustia… Nossa… Tem nem o que dizer. Tô mal… Tô mal… Realmente, assim queria compartilhar com vocês à essa hora porque tá osso… O negócio tá feio (SIC).

Arbitrariedade

Então assim… A gente tem vontade de chamar a policia, de chamar o juiz, chamar o ministério público, de fazer alguma coisa… E a gente se sente muito… Sei lá… Incapaz, não ouvido… Porque tudo goela abaixo… Vai ter que fazer e acabou… Foi assim que foi decidido… Não mandaram nada por escrito da nossa remoção então quanto a isso a gente ainda não tá obrigado e ainda vai ficar lá no Gama, não sei nem quantos dias… Estamos igual ao Alcóolicos Anônimos… Mais um dia e mais um dia… Ninguém sabe o dia de amanhã (SIC).

Desmotivação II

E ta assim complicado, eu to realmente com medo de adoecer, porque eu me sinto mal a vários dias desde que eu voltei de férias dia 22 de fevereiro… Todo dia é um aborrecimento, é uma reunião (SIC).

Capacitação

E esse projeto do grupo da rede cegonha, assim, muito mal feito, sem treinar as enfermeiras… Disseram que iam deixar as enfermeiras fazendo tudo… Falaram na nossa cara que a enfermeira é a mão de obra barata, que dá pra pagar duas ou três com salário de médico… E que elas são capacitadas e que elas vão fazer tudo agora… Que não precisam mais da gente. Elas vão fazer parto, elas vão pegar os meninos, elas vão e examinar as crianças e vão dar alta… Então vai ter criança no gama que vai nascer na mão de enfermeiro e ser liberado da alta sem ter passado na mão de um pediatra. Então é realmente uma estratégia do PT, segundo eles desde 2007 vem sendo feita… E cada vez mais as enfermeiras assumindo consultas… Não estou querendo desmerecer ninguém… Se capacitarem pode fazer, agora, achar que só elas vão dar conta de tudo (SIC).

Tragédia anunciada?

Nós… Eu estudei nove anos para cuidar desses bebês seis em faculdade e três mais só estudando bebês… Elas fizeram faculdade curta que cuidaram de tudo agora elas vão examinar e dar alta por meio exame de um recém-nascido… Quantas más formações, quantas coisas vão ser passadas, quantas crianças vão morrer… Olha gente, que tristeza viu? Eu tô triste de mais (SIC). 

Dimensionamento

Vale observar que há pouco mais de uma semana ao sair da audiência pública que discutiu o realinhamento da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016, Fonseca comentou com este articulista sobre o remanejamento de equipes, abordado por Política Distrital na matéria intitulada Secretaria de Saúde do DF deve fazer remanejamento de servidores (11/Mar). Na ocasião o Secretário falou em criar um ambiente de aproximação com as entidades sindicais e que esperava poder contar com os Sindicatos para que definam em que condições os remanejamentos devem acontecer, desde que não sejam parâmetros ilegais.

Desde então, tal diálogo não parece ter acontecido pois estes têm manifestado contrários à forma em que os remanejamentos dos profissionais começaram a ser conduzidos por Fonseca.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever