27.5 C
Brasília
27 abr 2024 18:55


Secretaria de Saúde abre inscrições para curso de Aperfeiçoamento em Estratégia Saúde da Família

Os servidores que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) do Distrito Federal (DF) podem se inscrever, no período de 14 de junho a 14 de novembro, no “Curso de Aperfeiçoamento em Estratégia Saúde da Família”. A formação será ofertada na modalidade de Educação à Distância (EAD) autoinstrucional. A princípio são 2.200 vagas podendo se estender até 6 mil, sendo todas para servidores da Secretaria de Saúde.

O curso é mais uma entrega do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal (Qualis APS). “A Secretaria de Saúde estabelece o modelo de atenção como Saúde da Família, quanto mais a gente operar e organizar a rede neste modelo, mais resolutividade teremos e o profissional de saúde exercerá melhor suas atribuições”, explica Fernando Erick Damasceno, coordenador de Atenção Primária à Saúde.

O gestor destaca ainda que o curso de aperfeiçoamento contribuirá para que os servidores tenham melhor desempenho no trabalho, atuando de forma simplificada e menos intempestiva, mesmo diante de momentos de crise. “Os servidores resolverão mais problemas da população, acolhendo as demandas no modelo de Estratégia Saúde da Família e garantindo o acesso a esses serviços”, acrescenta.

A formação vai ter dupla certificação: na modalidade de aperfeiçoamento, para quem fizer o curso completo, de 4 módulos e 180 horas totais, com exigência de nível superior; e como curso livre, com certificação por módulo realizado e exigência de nível médio.

“Este curso faz parte do módulo 3 do Programa QualisAPS e foi construído em cima das demandas coletadas no módulo 1. Foi desenvolvido pela Fiocruz Brasília e 70% dele é feito em cima de exemplos de como fazer, baseados em boas práticas, visando situações de sucesso. Nosso desejo é que as práticas da Atenção Primária sejam aperfeiçoadas e se tornem cada vez melhores, pois isso resulta em melhor serviço prestado à população”, explica o coordenador do Curso, Marcelo Pedra.

Ao longo da formação, o Programa Qualis APS vai disponibilizar os materiais e recursos educacionais no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Também serão realizadas quatro lives no canal da Fiocruz Brasília no YouTube, uma por mês, a partir de agosto, correspondendo a cada módulo da formação.

“Será a oportunidade de interação entre profissionais e docentes. Essas lives irão abordar dúvidas e comentários dos fóruns de discussão de cada módulo, além de outras questões que possam surgir durante os encontros virtuais”, afirma Pedra.

O aperfeiçoamento é para os servidores que atuam, preferencialmente, na Atenção Primária à Saúde e as inscrições podem ser feitas clicando AQUI.

Qualis APS

O programa visa aprimorar o serviço, fortalecer a gestão e o processo de trabalho, articulando ações de avaliação, capacitação, aperfeiçoamento e estratégias de comunicação, com base em padrões de qualidade construídos de forma participativa.

O Qualis APS é uma parceria entre a Secretaria de Saúde, Universidade de Brasília (UnB), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec).

Se inscreva clicando aqui

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever