25.5 C
Brasília
28 abr 2024 21:42


2022 registra aumento de internações infantis por covid-19

Secretaria de Saúde deve ampliar a campanha de vacinação das crianças

Nas cinco primeiras semanas de 2022, o Distrito Federal teve 125 crianças de zero a onze anos de idade internadas por conta da covid-19. No ano passado, esse total só foi alcançado até o início de junho. Somente na quinta semana epidemiológica de 2022, de 30 de janeiro a 5 de fevereiro, 31 crianças estavam internadas. Neste ano, foi registrado um óbito infantil.

O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, ressaltou que desde o início da campanha de imunização infantil contra a covid-19, em 16 de janeiro, 52,49% das crianças com idades entre 5 e 11 anos se vacinaram no DF, um total de 140.695. Destas, 7.658 já receberam a segunda dose. Agora, foi iniciado um planejamento com a Secretaria de Educação para realizar a busca ativa deste público. “Vamos fazer uma equipe volante para que a gente possa levar a vacina mais adiante”, afirmou.

Ainda assim, o gestor lembrou que todos os dias há vacinação contra a covid-19 para crianças e que as Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para receber o público. Os locais são diariamente divulgados no site da Pasta.

“Os números mostram a importância da vacinação”, explicou a gerente do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (Cievs-DF), Priscilleyne Reis, durante entrevista coletiva realizada hoje (3) na Secretaria de Saúde. As crianças de zero a cinco anos, ainda sem vacinação aprovada para o uso, também ficam mais protegidas quando o restante da família se protege. “Quanto mais pessoas vacinadas que residem na mesma casa, mais baixa é a chance de a criança menor de cinco anos se contaminar”, disse.

Cenário epidemiológico

Os dados da Secretaria de Saúde mostram que o índice de transmissão da doença, chamado de RT Diário, chegou a 0,66, o que significa uma retração do número de casos. O subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero, afirmou que o carnaval pode gerar um aumento do índice nos próximos dias, mas a forte fiscalização realizada no período ajudará a manter os números sob controle. “A nossa expectativa é de que, tendo esse aumento, ele seja bem menor que a última explosão de casos”, projetou.

A vacinação é apontada pela Secretaria de Saúde como fundamental para controlar a covid-19. Dos 294 óbitos registrados de 1º de janeiro até 3 de março de 2022, 217 são de pessoas não vacinadas ou sem o esquema vacinal completo. Entre as 77 que estavam com esquema vacinal completo, 81,8% apresentavam pelo menos uma comorbidade e a média de idade era de 79 anos.

A Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) também tem monitorado os casos de dengue, que apresentaram crescimento em todo o Brasil por conta do período chuvoso e das viagens de pessoas contaminadas. “No DF, a Secretaria vem tomando todas as providências tanto no que se refere à atenção ao paciente quanto na prevenção”, disse Divino Valero. Segundo ele, equipes de vigilância sanitária e o “fumacê” têm sido enviados para onde há maior quantidade de casos registrados, mas é fundamental que a população colabore com as medidas preventivas já conhecidas, como evitar o acúmulo de água parada.

“Estamos pedindo agora duas coisas: a vacinação contra a covid-19 e que cuide da sua residência em busca de focos de dengue”, disse o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever